CASO DANIEL SILVEIRA

PDT entra com pedido de impeachment contra Bolsonaro por indulto a Daniel Silveira

Partido diz que presidente deve ser investigado por crime de responsabilidade ao decretar perdão à pena de Daniel Silveira

Carlos Lupi.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (22) a apresentação à Câmara dos Deputados de um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta do decreto que concedeu perdão à pena do deputado federal Daniel Silveira.

Lupi afirma no pedido de impeachment que Bolsonaro deve ser investigado por crime de responsabilidade pela edição de um decreto elaborado, segundo afirmou, com o cerne de “violar as competências constitucionais do Supremo Tribunal Federal e desrespeitar suas decisões, em um ato eminentemente autoritário e inconstitucional”.

O partido diz ainda que as atitudes de Bolsonaro “ferem de morte o livre exercício do Poder Judiciário”, e que o STF diversas vezes é acionado “para fazer valer o texto constitucional frente às atrocidades cometidas pelo Governo Federal, pela via de controle abstrato de constitucionalidade”.

Bolsonaro ultrapassou etapas processuais

Lupi diz ainda que Bolsonaro “ultrapassou as etapas processuais” ao conceder o benefício do perdão antes do trânsito em julgado da sentença que condenou Daniel Silveira. Ainda cabe recurso da decisão do Supremo, e o decreto foi publicado antes mesmo da conclusão do processo.

“Não se pode, por razões lógicas, interromper a pretensão punitiva estatal antes que ela inicie. Vale dizer, o ato em apreço interrompeu o processo em curso, em ordem a macular o princípio do devido processo legal e, nessa extensão, o princípio da separação dos poderes”, escreveu o presidente do PDT na ação.