ATO POLÍTICO NA FAB

VÍDEO: Comandante da Aeronáutica mira Lula e agradece Bolsonaro em entrega de caças Gripen

Em tom bajulador, Carlos de Almeida Baptista Junior, que já respondeu representação por militância política, citou a "liberdade", tema recorrente de Bolsonaro, para criticar ex-presidentes.

Bolsonaro batiza caças Gripen entregues à FAB.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Em ato de entrega de dois caças F-39 Gripen - que foram licitadas no governo Lula e adquiridas no governo Dilma Rousseff, ambos do PT - na manhã desta sexta-feira (22) no Rio de Janeiro, o comandante da Força Aérea, Carlos de Almeida Baptista Junior agradeceu a Jair Bolsonaro (PL), mesmo sob o risco de "cometer um leve indisciplina", e atacou os governos anteriores, em discurso de forte tom político para atingir o pré-candidato do PT.

"Ao iniciar a ordem do dia, neste marcante 22 de abril de 2022, gostaria de realizar um especial agradecimento ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Mesmo contrariando a sua ordem de não agradecer por ações que fazem parte de sua responsabilidade, arrisco cometer uma leve indisciplina para deixar registrado que sua presença aqui nessa cerimônia não somente abrilhanta as comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, como também comprova a valorização das nossas Forças Armadas pelo nosso atual comandante supremo", disse o tenente-brigadeiro no início de seu discurso.

Baptista Junior, que é recorrente a bajulações a Bolsonaro e já foi alvo de representação por militância política nas redes, atacou os presidentes anteriores na sequência, em indireta a Lula, que nunca esteve presente na celebração - uma das centenas que acontecem quase que diariamente nas Forças Armadas.

"Como comandante da minha Força Aérea, da nossa FAB, lamento que o último presidente da República a comparecer a esta solenidade tenha sido há exatos 32 anos", disse, em referência a Fernando Collor de Mello.

Em seguida, o militar iniciou os ataques a Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula e Dilma Rousseff (PT), que sucederam Collor.

"Possivelmente, aqueles que não compareceram não tenham aquilatado adequadamente os valores que celebramos nesta data, que estão relacionados à luta pela liberdade e pela democracia, razão pela qual nossos verdadeiros heróis nacionais combateram o nazifascismo no teatro de operações europeu", emendou, usando um dos temas recorrentes dos discursos de Bolsonaro.

Após o discurso do comandante, Bolsonaro abriu com dificuldades um champanhe para banhar os dois caças entregues às FAB.

Assista a partir de 20 minutos.