ELEIÇÕES NA BAHIA

Jerônimo (PT) alcança 16,1% contra ACM Neto em levantamento do Paraná Pesquisa

Em sua primeira aparição na pesquisa do instituto, Jerônimo está em segundo lugar com percentual parecido ao registrado por Jaques Wagner, então candidato petista, em novembro.

Jerônimo Rodrigues.Créditos: Mateus Pereira/GOVBA
Escrito en POLÍTICA el

Na primeira pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas com seu nome, o candidato do PT Jerônimo Rodrigues alcançou 16,1%, ficando na segunda posição na disputa ao governo do Estado. O percentual se aproxima da última  pesquisa realizada pelo instituto no Estado, em novembro, ainda com o nome de Jaques Wagner (PT), que registrava 23,1% à época.

A pesquisa estimulada é liderada com folga por ACM Neto, que trabalha sua candidatura desde que venceu as eleições para prefeito da capital baiana. O carlista tem 55,4%. 

Candidato de Jair Bolsonaro (PL), João Roma (PL) marca 10,1%, seguido de Kleber Rosa (PSOL), com 1,2% e Giovani Damico (PCB), com 0,5%. Brancos e nulos são 9,5% e não sabe/não respondeu 7,2%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são revelados os nomes dos candidatos, Jerônimo já é citado por 5,8%, enquanto ACM Neto é lembrado por 20,9%. Roma é lembrado por 3,8% e o atual governador, Rui Costa (PT), por 2,9%. Outros 59% não sabem ou não responderam e 6,7% dizem que vão votar em branco ou nulo.

Disputa ao Senado

Candidato da frente ampla pela eleição de Lula, Otto Alencar (PSD-BA) lidera a disputa para o Senado com 32,7% das intenções de voto. Em seguida vem João Leão (PP), com 15,4%, seguido de Raíssa Soares (PL) com 7% e Tâmara Azevedo (PSOL) com 5,6%.

A pesquisa ouviu 1.820 eleitores em todo o estado entre os dias 19 e 24 de abril. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,3%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-06739/2022.

Leia a íntegra