ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Lula acena para Marina Silva em ato de apoio da Rede; "Esperava que ela estivesse aqui"

Ex-ministra do Meio Ambiente não compareceu ao evento de seu partido que selou apoio a Lula, mas foi elogiada pelo ex-presidente

Lula e Marina Silva.Créditos: Ricardo Stuckert / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Durante ato político em que o partido Rede Sustentabilidade declarou apoio formal a candidatura de Lula (PT) à presidência, nesta quinta-feira (28) em Brasília, o ex-presidente acenou para Marina Silva, uma das maiores lideranças do partido.

A ex-ministra do Meio Ambiente é rompida com Lula desde 2010, quando concorreu à presidência na eleição que teve a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) como vitoriosa. Marina não esteve no evento das lideranças de sua legenda, como Randolfe Rodrigues e Joenia Wapichana, que declararam apoio a Lula desde o primeiro turno nas eleições deste ano. 

O ex-presidente, no entanto, tenta se reaproximar de sua antiga ministra. "Eu esperava que a Marina Silva estivesse aqui. A minha relação com a Marina é muito antiga. Eu não sei o porquê às vezes demonstra momentos de raiva, mas quero dizer que eu apresendi a gostar da Marina ainda quando era menina no Acre", declarou Lula. 

O ex-presidente relembrou, ainda, a surpresa de Marina quando a indicou para ser sua ministra do Meio Ambiente em uma viagem a Nova York, nos EUA, e que perdeu "muitas amizades de intelectuais que achavam que iam ser ministros".

"A mesma surpresa vou fazer porque vou criar o Ministério dos Povos Indígenas", prometeu. 

Gleisi também acena para Marina 

Antes da fala de Lula no evento da Rede, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, já havia citado Marina Silva de forma positiva. 

O PT fica muito orgulhoso [com o apoio da Rede a Lula]. É um partido que temos o maior respeito e o maior carinho. Com muitos quadros que hoje representam a Rede, como a Marina Silva, nós tivemos inúmeros avanços, como na área ambiental, Fico muito feliz em caminhar com a Rede nesse projeto", declarou a parlamentar petista. 

Rede formaliza apoio a Lula 

Membros da direção e lideranças da Rede Sustentabilidade declararam apoio formal ao ex-presidente Lula (PT) e sua candidatura à presidência com um ato político em Brasília (DF) nesta quinta-feira (28).

Estiveram presentes, além do próprio ex-mandatário e da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, cerca de 50 filiados à Rede, entre eles o senador Randolfe Rodrigues, o deputado federal Túlio Gadêlha, a deputada federal Joenia Wapichana, e o candidato ao governo de Roraima Lucas Abrahão, além de vereadores, deputados estaduais e lideranças indígenas. Políticos do PSOL, que organiza uma federação partidária com a Rede, também compareceram. 

No ato, as lideranças da Rede entregaram ao ex-presidente um conjunto de propostas para seu programa de governo. Entre elas, a aprovação de uma reforma tributária sustentável e progressista, combater o desmatamento e a crise climática, retomar a demarcação de Terras Indígenas e Quilombolas, promover a segurança alimentar, a segurança hídrica e fortalecer a agroecologia, entre outras. 

Assista à íntegra do evento