ELEIÇÕES 2022

Lula autoriza Marília a usar seu nome na campanha, mas descarta apoiá-la ao governo de Pernambuco

Petista reafirmou seu apoio a Danilo Cabral para cumprir o acordo em âmbito nacional com o PSB; deputada federal reagiu

Marília Arraes e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) reafirmou, nesta sexta-feira (29), que não apoiará a deputada federal Marília Arraes (SD-PE) na disputa pelo governo de Pernambuco. Aliada do petista, Marília Arraes deixou recentemente o PT e se filiou ao Solidariedade, partido que apoiará Lula na corrida pela presidência. 

Apesar de Marília se colocar como "candidata do Lula", o ex-presidente reafirmou que seu candidato no estado será Danilo Cabral, do PSB, para cumprir o acordo nacional que mantém com o partido. A legenda indicou Geraldo Alckmin para ser seu candidato a vice-presidente

"Embora eu mantenha toda a relação de respeito, porque eu não misturo minha relação pessoal com minha relação política, embora eu mantenha minha boa relação com a Marília, eu vou trabalhar para que o Danilo seja o governador do estado de Pernambuco. É esse meu compromisso com o PSB, e o compromisso do PSB é me ajudar a me eleger presidente da República", disse Lula em entrevista à rádio Jornal de Pernambuco. 

"Então, meu candidato a governador no estado de Pernambuco é o Danilo , porque nós temos um acordo com o PSB. Esse acordo não é apenas em Pernambuco, é nacional", completou. 

O petista, no entanto, informou que não se colocará contra o uso de seu nome e sua imagem na campanha de Marília, que lidera as pesquisas de intenções de voto no estado. 

"Vai ter gente, inclusive de outros partidos mais conservadores, que vai querer trabalhar minha candidatura para presidente, e eu, obviamente, não vou brigar com ninguém. Quanto mais voto melhor para ganhar as eleições", declarou. 

A princípio, quando Marília Arraes ainda estava no PT, o partido pretendia lançá-la ao Senado e indicar o senador Humberto Costa para concorrer ao governo do estado. Costa, no entanto, retirou a pré-candidatura após as negociações com o PSB, que envolveram, inclusive, a indicação de Alckmin para ser o candidato a vice de Lula. 

Marília responde 

Através das redes sociais, após a entrevista em que Lula reafirma seu apoio a Danilo Cabral, Marília Arraes reforçou que é aliada ao ex-presidente e disse que não é ela "quem tem que ficar correndo atrás da imagem" do petista, e sim o próprio PSB

"A aliança que existe entre eu e o presidente Lula, Pernambuco sabe e conhece bem", escreveu.