ELEIÇÕES 2022

Lula mantém liderança sobre Bolsonaro em pesquisa PoderData

Inserido pela primeira vez na pesquisa, Luciano Bivar (União), que substituiu Sergio Moro, está empatado com Simone Tebet (MDB), com 1%

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Lula (PT) mantém a distância de 5 pontos percentuais registrada há 15 dias sobre Jair Bolsonaro (PL) e segue na liderança na pesquisa realizada pelo Instituto PoderData, do site Poder 360. 

O estudo divulgado nesta sexta-feira (29) mostra uma oscilação positiva de um ponto percentual dos dois pré-candidatos. Lula chegou a 41% e Bolsonaro marca 36%.

Ciro Gomes (PDT) tem 6% e está tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), com 4%. André Janones (Avante) marca 3%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Inserido pela primeira vez na pesquisa, Luciano Bivar (União), que substituiu Sergio Moro, está empatado com Simone Tebet (MDB), com 1%. Os demais pré-candidatos não chegaram a pontuar. Brancos e nulos são 4% e indecisos 3%.

Lula vence no segundo turno

Lula também manteve a diferença de 9 pontos percentuais na vitória sobre Bolsonaro no segundo turno das eleições, que agora está em 48% contra 39%.

Regiões

O levantamento mostra ainda uma situação de empate técnico em 3 das cinco regiões - em duas delas, Lula lidera.

No Sudeste, Lula e Bolsonaro marcam 39%. No Centro-Oeste, o atual presidente tem 41% contra 39% do petista. No Sul, o placar é apertado, mas Lula lidera por 41% a 38%.

No Nordeste, no entanto, a vantagem do petista é avassaladora, com Lula vencendo por 49% a 26%. No Norte, o atual presidente vence por 48% a 31%.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. O índice de confiança é de 95%.