ELEIÇÕES 2022

Marcos Uchôa sai candidato a deputado federal depois de deixar a Globo

O jornalista disse que fica envergonhado com o governo Bolsonaro e que Congresso precisa de renovação

O jornalista Marcos Uchôa e o deputado Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do Rio.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Assim como a atriz Lucélia Santos, o jornalista Marcos Uchôa decidiu se filiar ao PSB para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022.

Uchôa deixou a TV Globo em 2021 após passar 34 anos na emissora. Ele se filiou no Rio de Janeiro e, assim como Lucelia, deve concorrer a deputado federal.

Em entrevista ao Congresso em Foco, o jornalista disse que considera as eleições de outubro fundamentais e criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Congresso atual. “As eleições deste ano vão ser muito importantes para a democracia como um todo. É preciso que as pessoas pensem muito em quais são os deputados e senadores que elas querem eleger. O Congresso precisa dar um salto de qualidade, avaliar como deputados e senadores votaram e pensam o Brasil", disse.

"É este o Brasil que a gente quer? Não é este o mundo que queremos. É um momento muito delicado. Se o bolsonarismo crescer e ele sendo reeleito, vai ser muito ruim para o país", completou.

O jornalista, que ja atuou como correspondente internacional disse que "a imagem do Brasil lá fora está queimadaça, como nunca imaginei". Nas guerras e nos lugares que cobri, você era muito bem tratado quando dizia que era brasileiro. Agora, quando você diz que é brasileiro, as pessoas dizem que a coisa aqui está feia com Bolsonaro. Nunca tinha passado por isso, ser malvisto por ser brasileiro. Ficamos envergonhados, não tem como justificar. Bolsonaro foi eleito pela maioria, mas também deve respeito a nós. Isso a gente não viu ainda.”, disse ainda. 

O PSB deve lançar o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do Rio de Janeiro. Neste domingo (3), o PT oficializou apoio ao pré-candidato.

A filiação de Uchôa aconteceu na sexta-feira (3) junto à do deputado estadual Eliomar Coelho, do delegado Alexandre Saraiva, do sambista Pratinha, do ativista Wesley Teixeira e do ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.