DE OLHO NO CARGO

Assessor de Queiroga é indicado por Bolsonaro para Anvisa

Em 2020, Daniel Pereira escolheu para a ANS Isabela Braga Netto, filha do ministro da Defesa; ela desistiu da vaga após acusações de nepotismo

Diretor-presidente da Anvisa rompeu com Bolsonaro.Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Daniel Meirelles Fernandes Pereira, assessor especial do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, foi indicado por Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (4), para um cargo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pereira ficou conhecido em 2020, ao indicar para a Agência Nacional de Saúde (ANS) Isabela Braga Netto, filha do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, favorito para ser o vice na chapa presidencial de Bolsonaro para as eleições de outubro.

Após a repercussão negativa e as acusações de nepotismo, Isabela desistiu de assumir o posto.

Porém, a indicação do presidente não assegura Pereira no cargo. Ele precisa ser sabatinado no Senado.

Caso seja aprovado, o indicado por Bolsonaro ocupará a vaga da diretora Cristiane Jourdan. O mandato dela termina em 24 de julho, de acordo com O Globo.

Vacina para crianças causou desavença entre Bolsonaro e presidente da Anvisa

Desde 2021, a relação de Bolsonaro com Antonio Barra Torres é bem delicada.

O ponto alto da desavença ocorreu depois que a Anvisa aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças. Bolsonaro disse que haveria “interesse” por trás do ato e Barra Torres divulgou uma carta, na qual pedia para que o presidente apresentasse provas.

“Se o senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa, aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa. Agora, se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate”, respondeu, na oportunidade.