ELEIÇÕES 2022

"Bolsonaro está preparando um golpe", diz Ricardo Berzoini

O ex-ministro também afirmou que o presidente não vai aceitar o resultado da eleição e vai buscar adeptos para uma ruptura institucional

"Bolsonaro está preparando um golpe", diz Ricardo Berzoini.
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (4), o ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini afirmou disse que o presidente Bolsonaro (PL) prepara um golpe no Brasil e que um processo por quebra de decoro parlamentar deveria ser aberto contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ter feito piada com o fato de a jornalista Miriam Leitão ter sido torturada. 

"Eu acredito que Bolsonaro está preparando um golpe, é preciso dizer isso com todas as letras. Se ele vai ter chance de fazer ou não é outra questão, vai depender das Forças Armadas, vai depender do comportamento do Supremo (STF), vai depender de como a mídia empresarial vai tratar esse assunto. Esse pessoal, ao fazer pilhéria com a tortura, eles estão dizendo o seguinte: continuamos os mesmos, sem compromisso algum com a democracia. Portanto, a cassação do mandato do filho do Bolsonaro não vai ocorrer por causa do prazo curto, mas, abrir o processo é fundamental. Se tem uma coisa que nós não podemos transigir é com o compromisso dos parlamentares com a democracia”, disse Berzoini. 

Em seguida, o ex-ministro da Previdência reforça a ideia da preparação de um golpe no Brasil e afirma que jornalistas e empresários que acreditam na democracia também deveriam se manifestar contra a possibilidade de uma ruptura com a institucional 

“Nós precisamos entender que está em preparação um golpe e a Miriam Leitão e os seus colegas de redação, o poder judiciário como um todo e todas as empresas que apostam que o Brasil só pode ser um país competitivo se for democrático, que tenha a responsabilidade, desde já, de dizer o seguinte: 'não aceitamos o golpe'. Em 2016 teve o golpe com o apoio deles”, criticou. 

Ricardo Berzoini também comentou sobre a reeleição do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que conquistou o quarto mandato consecutivo e, após aparelhar o poder judiciário e contar com aliados na imprensa, se tornou um autocrata. Para Berzoini, Bolsonaro ainda não traçou esse caminho porque há contrapesos. 

"Ele [Bolsonaro] só não é [igual ao Viktor Orbán porque ainda tem alguns contrapesos [...] nós não estamos em um regime democrático. Nós estamos com um arcabouço democrático, mas com várias fissuras e essas fissuras estão aumentando, e prepara-se o golpe por quê? Bolsonaro não vai ganhar a eleição, ele vai perder e não vai aceitar o resultado e vai tentar buscar adeptos para uma ruptura da democracia”, alerta o ex-ministro. 

Confira abaixo a íntegra da entrevista: