LAVA JATO

STF autoriza uso de mensagens da "fundação Dallagnol" em ação de vaquinha para indenizar Lula

Defesa de Lula vê indícios de estelionato na vaquinha do procurador para pagar indenização. “Imagina eu ser condenado na ação do Lula a 1,5 milhão”, disse Dallagnol em mensagem em 2017.

Lula, Deltan Dallagnol e Sergio Moro.Créditos: Ricardo Stuckert/PGR
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o compartilhamento de mensagens da Operação Spoofing na ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que o ex-procurador Deltan Dallagnol é investigado sobre a vaquinha para obter os R$ 75 mil que deve a Lula (PT) pela condenação no processo sobre o Power Point.

A ação, movida pela defesa de Lula, aponta possível estelionato de Dallagnol por ter aberto a vaquinha para captar dinheiro para pagar a indenização.

Advogados de Lula querem mostrar aos ministros do STJ que o ex-chefe da Lava Jato já previa "ações de indenizações" por causa das ilegalidades cometidas pela força-tarefa, o que teria motivado a criação do fundo bilionário com recursos pagos pela Petrobras em indenizações nos EUA.

A ideia do procurador era repatriar os recursos e criar uma fundação de combate à corrupção que seria gerida pela própria Lava Jato.

Nas trocas de mensagens da operação Spoofing, Dallagnol diz textualmente sobre seu objetivo. 

“Cá entre nós (não conte nem pra sombra rs), o fundo é um meio de nos protegermos contra as ações de indenização que vieram/virão”, disse em diálogo com uma interlocutora, em junho de 2017.  

Na conversa, ele ainda alerta que a criação do fundo para custeio de indenizações judiciais pudesse ser interpretada como “confissão de culpa”. “A questão é a do fundo. Como manter intacto por mais de dez anos sem reconhecer que é pra ação e, com isso, ser uma espécie de confissão de culpa?”

Em outra troca de mensagens, o ex-procurador ainda fala de um possível processo em que poderia indenizar Lula no futuro. "A questão é: todas as finalidades que não quero declarar expressamente (custeio da ação do Lula contra mim e eventual plano de futuro em off) estão abrangidos no texto, a seu ver?”, indagou em janeiro de 2017.

“Imagina eu ser condenado na ação do Lula a 1,5 milhão… não dá pra confiar que daqui a 15 anos o povo vai fazer um crowdfunding”, afirma em outra troca de mensagens em junho de 2017.

Para a defesa de Lula, as trocas de mensagens mostram o desejo oculto da prática de estelionato por parte de Dallagnol.