ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL

Em SP, ex-presidente do Parlamento Europeu diz que Lula é "benção para a esquerda do mundo"

Martin Schulz, importante líder da social-democracia alemã, se reuniu com o ex-presidente brasileiro e falou sobre parcerias estratégicas entre Brasil, Alemanha e União Europeia

Lula e Martin Schulz.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O alemão Martin Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu e ex-líder do Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha, se reuniu com Lula (PT) em São Paulo, nesta terça-feira (5), e rasgou elogios ao ex-presidente brasileiro. 

“Lula tem 11 anos a mais do que eu, mas quando converso com ele, falo com um jovem que se importa com o futuro. É essa minha impressão. Lula, realmente, é uma exceção espantosa. Um dos motivos porque eu acho que ele realmente é uma benção para a esquerda do mundo. Uma pessoa com sua idade e sua experiência, mas que tem a mente aberta, fresca", declarou Schulz. 

A fala se deu durante um evento promovido pela Fundação Perseu Abramo em parceria com Fundação Friedrich Ebert (FES), presidida por Schulz.

Amigos de longa data, Schulz e Lula falaram sobre eventuais parcerias estratégicas entre Brasil, Alemanha e União Europeia. O petista, inclusive, esteve em Berlim no final de 2021 e se reuniu com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que é do mesmo partido que Schulz. 

“Ficamos encantados com a política do Brasil nas duas primeiras décadas do século, com você como presidente. A política do Brasil defendia essa ideia, e outros países concordavam em resolver os problemas globais através de mais cooperação”, disse Schulz no encontro. 

"Você sempre foi exemplo brilhante daquilo que a política de esquerda deve representar. De um lado, visões que não se esgotam em debates teóricos, mas visões transformadas em políticas práticas, em ações. Por outro lado, chegar ao topo e continuar sendo a mesma pessoa. Isso é fantástico e você conseguiu esse feito", afirmou ainda o social-democrata. 

Amigos

Através das redes sociais, ambos os políticos repercutiram o encontro. "Com o amigo Martin Schulz, presidente da FES e liderança da social democracia alemã. Schulz me visitou em Curitiba e depois nos reencontramos em Berlim. Agora tive o prazer de recebê-lo em São Paulo", escreveu Lula ao postar uma foto com o alemão. 

O social-democrata europeu, por sua vez, compartilhou a postagem e escreveu: "Encontrei meu amigo de de longa data e ex-presidente Lula em São Paulo. É um momento importante para a democracia no Brasil - as eleições presidenciais são no início de outubro". 

Em 2018, Schulz chegou a visitar a Vigília Lula Livre em Curitiba para protestar contra a prisão do ex-presidente brasileiro, que à época estava encarcerado na sede da Polícia Federal na capital paranaense.