GUERRA DE NARRATIVAS

Empresário que sabotou greve dos entregadores é marqueteiro de João Doria

Publicitário foi o responsável pela campanha "BolsoDoria" e tem relação de longa data com figuras da extrema direita

Escrito en POLÍTICA el

Reportagem da Pública revelou que a empresa que controla que o aplicativo iFood contratou agências de publicidade para sabotar a paralisação dos entregadores e atacar as lideranças dos movimentos, entre elas, o Galo de Luta. 

Entre as agências contratadas está a Social Qi (SQi), que atuou como braço da Benjamin Comunicação. Um dos donos da SQi é o publicitário Danial Braga, que tem um relacionamento de longa data com o ex-governador de São Paulo e pré-candidato à presidência João Doria. 

De acordo com informações do DCM, documentos da Junta Comercial de Sçao Paulo (Jucesp) mostram que ele é sócio de Roberto Moretti Marques em duas empresas no mesmo endereço: Rs Aeron Soluções Em Comunicação Ltda e Social Inteligence Comunicação Eireli. 

Daniel Braga está escalado para ser o marqueteiro de João Doria na campanha presidencial. 

A relação entre Daniel Braga e João Doria 

A relação entre Daniel Carlos Ferreira Fraga e João Doria existe a pelo menos sete anos.  Em agosto de 2015, Braga assumiu a conta do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), à época presidida por João Doria e, como estratégia de comunicação, adotou a tática de "reality show". 

Com o método de "reality show" na comunicação digital de Doria, o dia a dia do ex-governador de SP passou a ser gravado por até 20 horas diárias. 

Daniel Braga adotou a mesma estratégia comunicacional na campanha de João Doria à prefeitura da cidade de São Paulo, em 2016. Na disputa, o candidato tucano liquidou o pleito no primeiro turno. 

Em 2017, Braga integrou o governo de Michel Temer nas campanhas da reforma da previdência e trabalhista. 

Na eleição de 2018 Daniel Braga atuou simultaneamente nas campanhas de João Doria ao Palácio dos Bandeirantes e na de Henrique Meirelles, que disputou o Palácio do Planalto pelo MDB. 

Se com o mdebista Braga amargou uma derrota fragorosa, com a campanha de Doria, no segundo turno, ele foi vitorioso, motivo: a criação da campanha "BolsoDoria", ação responsável por colocar Doria em contato com o "Gabinete do ódio". 

Durante uma palestra na universidade Mackenzie, realizada neste ano, Tayná Rudge, que trabalha na SocialQI, explicou como eles usam dados das redes e até mesmo memes para embasar a comunicação de políticos. 

"A gente pega João Doria, 'calcinha apertada', dos mais eplicítos aos mais mascarados, para a gente entender o que estão falando dele e dos concorrentes. A gente tem gente fazendo coleta e análise [...] toda vez que vocês veem um comentário do Doria, tem 30 pessoas por trás daquio. Não é ele falando. Ele não tem tempo para ficar ali". 

A fala de Tayná Rudge pode ser conferia a partir do minuto 27 no vídeo abaixo: 

De acordo com a reportagem da Pública, a agência SocialQI é a responsável pela página "Não Breca Meu Trampo", além de outras páginas e perfis falsos para sabotar protestos dos trabalhadores de aplicativo.

 

Com informações do DCM