ELEIÇÕES 2022

Após campanha de artistas, TSE tem aumento de 28% em títulos de jovens

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. O prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez, vai até o dia 4 de maio

Emicida e Criolo no Lollapalooza.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

As campanhas feitas por artistas e influencers, como Anitta, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Felipe Neto para incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor parecem ter surtido efeito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. 

A campanha pelo voto também ganhou força no Lollapalooza, quando cantores como Criolo e Emicida fizeram um apelo aos jovens.

Os números foram apresentados pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em sessão plenária  desta terça-feira (5) e retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros. Segundo o TSE,  quando comparados a fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022.

Veja os tuítes:

 

 

Campanha institucional

O TSE também promoveu ações institucionais, como a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. Segundo o órgão, entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos, com  158.947 novos documentos concedidos em março.