INACEITÁVEL

VÍDEO: Deputado ameaça Lula no plenário e diz que mandou membros do MST “para o inferno”

Coronel Lee, ex-comandante do Bope no Paraná e deputado estadual, fez ameaças durante sessão na Assembleia Legislativa

Coronel Lee: nova tentativa de intimidação contra Lula.Créditos: Dálie Felberg/Alep
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) foi alvo de mais uma grave ameaça. A prática da extrema direita vem se multiplicando exponencialmente na medida em que as eleições se aproximam. 

Depois do deputado federal Junio Amaral (PL-MG), agora foi a vez do deputado estadual pelo Paraná, Coronel Lee (DC), que, sem constrangimento, se dirigiu ao plenário da Assembleia Legislativa (Alep) do estado durante sessão e, além de ofender o ex-presidente, admitiu ter mandado integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) “para o inferno”.

Em vídeo, publicado pelo jornalista Eduardo Matysiak no Twitter, o deputado bolsonarista fez o seguinte pronunciamento: “O que nos traz hoje aqui é um desaforo, uma ameaça de um indivíduo, um elemento que é chamado de Lula”.

“Esse camarada quer visitar nossas residências, nossas casas, quer juntar um grupo de desocupados, vagabundos, para conversar com nossa família, para conversa com a gente. Coronel Telhada, ex-comandante da Rota, hoje deputado em São Paulo, aqui é o Coronel Lee, ex-comandante do Bope do Paraná”, disse.

“O nosso modus operandi, Coronel Telhada, é o mesmo. A última vez que esse bando do MST e da esquerda veio nos visitar, queriam conversar com a gente no meio do mato, foram parar no inferno. Então, Lula. Mande a sua turma toda falar com a gente de novo. Vocês vão visitar seus amigos que estão lá. É esse nosso recado”, ameaçou Coronel Lee.

Bolsonarista distorce fala do ex-presidente

Como é prática dos bolsonaristas, além da truculência, o deputado distorceu a fala de Lula.

A ameaça veio como reação a uma declaração do ex-presidente, em evento com sindicalistas, na qual o ex-presidente sugere que as pessoas façam manifestações na frente das casas de deputados ao invés de "gastar uma fortuna para ir a Brasília". 

"O que Lula quis dizer é que fazer manifestações nos estados, às vezes, é mais eficiente, como fizemos na PEC 32, do que manifestações só em Brasília. E Lula falou em manifestações pacíficas, e não essas atitudes dele beligerantes e de ameaças", explicou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

A frase completa de Lula que motivou a ameaça de Amaral é a seguinte: "O deputado tem casa. Então se a gente, ao invés de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna, para vir para Brasília, que às vezes não resulta em nada, se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse 50 pessoas para a casa desse deputado. Não é para xingar, não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília”.