ELEIÇÕES 2022

PM de SP reage a Tarcísio de Freitas: câmera na farda protege a tropa também

Ex-ministro bolsonarista afirmou que elas limitam a ação dos policiais, podem ser até uma ameaça para eles e que pretendia acabar com elas

Câmeras nas Fardas dos PMS de São Paulo.Créditos: Governo do Estado de SP
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento da Polícia Militar de São Paulo sobre o uso de câmeras nas fardas contradiz fala do pré-candidato a governador, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De acordo com os dados, ao contrário do que disse o ex-ministro, o uso do equipamento aumenta a proteção da tropa. Tarcísio afirmou que elas limitam a ação dos policiais e podem ser até uma ameaça para eles e que pretendia acabar com elas.

Nos últimos três anos (2019-2021), entre os meses de junho e outubro, no entanto, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam a tecnologia. Nas unidades que não a utilizam, a queda foi de 19,2%.

A ação é defendida por diversas entidades de direitos humanos por ter derrubado os índices de letalidade policial. A PM afirma agora que a segurança da tropa também é um argumento para manter a política.

Redução de mortes

Hoje, há 5.600 câmeras em operação no estado de São Paulo e a ideia é que sejam 10 mil em 2022. O equipamento é preso na farda e registra ações dos policiais em vídeo e áudio.

Um dado significativo é que a utilização das câmeras reduziu em 36% o número de pessoas mortas em supostos confrontos com a polícia no estado, em 2021.

Com informações do Painel da Folha