ACORDO

PDT de Ciro oficializa apoio à reeleição de Fátima Bezerra, do PT, no RN

Apesar dos ataques de Ciro Gomes a Lula, em alguns estados há alianças e sinalizações de apoio entre PDT e PT

Reunião entre Carlos Eduardo Alves, Fátima Bezerra e Junior Souto.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O PDT, legenda do pré-candidato à presidência Ciro Gomes, oficializou o apoio à reeleição de Fátima Bezerra, do PT, ao governo do Rio Grande do Norte

O acordo foi selado em reunião realizada na noite desta terça-feira (10). No encontro, o ex-prefeito de Natal e presidente do diretório do PDT no RN, Carlos Eduardo Alves, entregou ao presidente do PT no estado, Júnior Souto, uma carta-compromisso sobre o apoio à pré-candidatura de Fátima, que também esteve presente. 

No documento, o PDT pleiteia o nome de Carlos Eduardo para concorrer ao Senado na chapa da governadora petista. Até então, o nome cotado para se candidatar ao cargo era o do deputado federal Rafael Motta, do PSB

No encontro, Fátima Bezerra destacou a importância da "união das forças progressistas" e de uma "frente ampla" tanto no plano local quanto no âmbito nacional

A possibilidade de uma aliança entre PT e PDT na eleição presidencial, entretanto, é remota, visto que Ciro Gomes não cessa seus ataques ao ex-presidente Lula e reafirma que manterá sua candidatura. Em alguns estados, no entanto, há conversas entre ambos os partidos, como é o caso, além do RN, do Ceará. 

Pré-candidato do PDT ao governo de MG diz que vitória de Ciro é Lula ganhar

Em entrevista recente à TV Paranaíba, afiliada RecordTV em Uberlândia, o deputado federal Miguel Corrêa, pré-candidato do PDT ao governo de Minas Gerais, afirmou que a vitória de Ciro Gomes, pré-candidato da sigla ao Palácio do Planalto, é ter Lula (PT) no governo do Brasil.

"O Ciro para mim é o que pode ser diferente disso (a polarização colocada). É uma campanha que pode se apresentar para pensar o Brasil do futuro e, por consequência, eu avalio que ele teria todas as condições e, aí eu acho que quem acompanha o Ciro minimamente tem convicção disso, que são as condições técnicas que ele tem para conduzir o país, de do mínimo da gestão pública. E eu posso dizer e afirmar, daqueles que gostam muito do Lula, né? Eu tenho um carinho e proximidade tanto com Lula quanto com Ciro, a vitória do Ciro é ter Lula no governo do Brasil. Da mesma forma como quando o Lula ganhou as eleições o Ciro esteve à frente de ministérios, e eu tenho certeza de que estará novamente se for o caso de o Lula vencer. Então, a disputa agora vai ser muito dentro dessa polarização, mas existem dois quadros muito sólidos, naturalmente eu sou Ciro, defendo o Ciro, estou nessa caminhada com ele, mas tenho certeza de que o grande objetivo dessa eleição é derrotar o Bolsonaro", afirmou Corrêa

Presidente do PDT e Lula se falam por telefone 

O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou nesta segunda-feira (9) que o partido tem dialogado com o PT, mas descartou a possibilidade de a legenda desistir da candidatura de Ciro Gomes para apoiar Lula no primeiro turno. 

Em entrevista ao O Globo, Lupi afirmou que conversou com o ex-presidente Lula por telefone. "Conversamos por telefone algumas vezes, tenho um carinho por Lula. Não rechaço um encontro. Mas Lula é elegante, ele respeita a candidatura de Ciro", disse o presidente do PDT. 

Carlos Lupi foi ministro do Trabalho e Emprego entre 2007 e 2011 nas gestões de Lula (2002-10) e Dilma Rousseff (2014-16).