ENTREVISTA

Vladimir Safatle: Bolsonaro lidera uma “ruptura revolucionária conservadora” e um "fascismo popular"

Enquanto Bolsonaro tem um discurso antissistema, esquerda defende instituições que "funcionam muito mal" para o povo e sustenta uma retórica "inócua" de "superioridade moral e intelectual", diz Vladimir Safatle ao Fórum Café

Escrito en POLÍTICA el

O filósofo, escritor e músico brasileiro Vladimir Safatle concedeu uma entrevista antológica ao Fórum Café na última quinta-feira (11) na qual afirmou que sob a liderança de Bolsonaro 

está “se constituindo um fascismo popular” e considerou “inócuo” o discurso de “superioridade moral e intelectual” que tem pautado a esquerda brasileira nos últimos anos e no processo eleitoral. 

Professor titular na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Safatle tem uma vasta produção intelectual em áreas como epistemologia da psicanálise e da psicologia, filosofia política, Teoria Crítica e filosofia da música. Aos 48 anos de idade, lançou 24 livros. 

Para Safatle, a esquerda brasileira precisa recuperar a “imaginação política” e abandonar a postura “esquizofrênica” de defensora do status quo, deixar “de ser a fiadora das instituições brasileiras, de instituições que funcionam muito mal”. Bolsonaro, na visão do filósofo, ao liderar o que qualifica de “revolução conservadora no Brasil”, tomou para si a bandeira antissistema e realizou uma operação sofisticada: “operou um governo contra o Estado”. 

Leia os principais trechos da entrevista e veja no Fórum Café.

Esquerda tem o medo como afeto central 

O que está impulsionando  esquerda nos últimos tempos no Brasil é um discurso que tem o medo como afeto central, é o “fora, Bolsonaro”, o medo do fascismo brasileiro, a criação de frentes as mais amplas possíveis em nome desta luta… Sem desqualificar este elemento, que é efetivo, pois de fato é preciso um esforço da sociedade para terminar com esse governo o mais rápido possível, mas é preciso advertir: isso não é suficiente. Não se ganha eleição e sobretudo não se governa e nem se impõe uma hegemonia de fato só com esse tipo de discurso. Já vimos isso em outras partes do mundo, como a Itália. Durante mais de uma década o tema era ‘todos contra Berlusconi’. Aí ele deixar o governo e era impossível governar, porque era uma frente completamente heteróclita que obrigava a esquerda a abrir mão de todas as suas pautas, para viabilizar o processo -era algo frágil e no fim o Berlusconi voltava… Depois disso, pior ainda, subiram ao poder figuras ainda mais à direita.

 

Há inovações da esquerda em todo canto, mas no Brasil, não

O mundo não está num processo de retração brutal, com avanço da extrema direita em todo canto. Há lutas e inovações institucionais que não estão presentes no Brasil nem como horizonte, mas se você não coloca nem como horizonte nunca se alcançará.

Dois exemplos de inovação acontecem no Chile, que está debatendo, em seu processo constitucional, um Estado com paridade radical de gênero, em todas as instâncias de poder. Isto sim é uma iniciativa inovadora, capaz de barrar a estrutura patriarcal que nos constitui. Nessa mesma Constituinte está se discutindo, tal como aconteceu na Bolívia, a instalação de um Estado plurinacional, baseada na ideia de que os povos originários têm prerrogativas diante do Estado nacional porque eles estavam no território antes do Estado constituir-se. Com isso, muda a noção mesma de nação e unidade e abre-se espaço para criar outra ideia do que é o Estado. 

Outro exemplo é Berlim, que está discutindo tabelamento radical de aluguéis e limitação de posse de imóveis na cidade. A gente sabe o que significa pessoas e empresas terem um número enorme de imóveis nas cidades brasileiras, especulação e preços absurdos. 

Esses são poucos exemplos, mas há uma lista enorme, o que demonstra que estamos sendo submetidos a um terrorismo que embota nossa capacidade de imaginação política. Isso não pode acontecer, não podemos nos reduzir a isso. 

 

Bolsonaro é o líder de um fascismo popular 

Bolsonaro pode perder, mas ele não será derrotado. Esse é o problema. Bolsonaro tem 30% de intenção de voto sem campanha, que não são apenas de votantes, mas de fiéis. Bolsonaro tem 30% absolutamente comprometidos com ele. E isso depois de uma pandemia com quase 700 mil mortos por negligência absoluta do Estado. Isso mostra algo muito importante, mostra algo que veio para ficar, não vai desaparecer. 

Teremos um bloco importante no Congresso, de ruptura revolucionária conservadora. É importante nomear as coisas como são: Bolsonaro prometeu e está tentando realizar uma revolução conservadora no Brasil. 

 

Esquerda assumiu papel esquizofrênico de fiadora das instituições

E nós precisamos de outra forma de insurreição, de ruptura institucional, ao invés de a esquerda brasileira fazer esse papel absolutamente esquizofrênico de ser a fiadora das instituições brasileiras, de instituições que funcionam muito mal. Um exemplo: Bolsonaro peitou o STF com a história do Daniel Silveira. E a esquerda corre em defesa do Supremo, que é um espaço de defesa do interesse oligárquico. Bolsonaro joga a esquerda nas cordas, quando diz, “no fundo, eles [as esquerdas] defendem a velha política, defendem esses oligarcas, eu que sou a força popular de transformação”. Bolsonaro pode ter todos os defeitos do mundo; o único que ele não tem é ser burro. E a esquerda devia parar de imaginar que ele é. 

Bolsonaro operou um governo contra o Estado. Ele faz um governo que a todo momento ele diz: ‘'eu estou amarrado, não tenho como agir pois a estrutura do Estado que me impede, porque a imprensa me impede, o Congresso me impede, todo mundo me impede. Então, eu preciso de cada vez mais poder, mesmo que eu não entregue nada”. E na verdade é exatamente porque ele não está entregando nada, que ele demanda mais e mais poder. 

E a esquerda sai em defesa não apenas do Estado, não apenas das instituições, mas das instituições tais como elas são hoje, sendo que a nossa função é denunciar que o país é ingovernável do ponto de vista de quem quer realizar transformações profundas. É preciso efetivamente uma refundação institucional do Brasil, mas a esquerda não tem um projeto nesse sentido. E precisamos ter, mesmo que não haja horizonte de concretização no curto prazo, mas é preciso acumular, porque senão nunca haverá.


Bolsonaro assinou sua “Carta à Nação” com o lema integralista

Estamos vendo um retorno do integralismo nacional e, aqui, há uma autocrítica que a intelectualidade brasileira precisa fazer, porque nós negligenciamos esta matriz na história brasileira. E é uma matriz indestrutível. O Bolsonaro integrou isso. Quando ele faz uma “Carta à Nação” depois de não conseguir o golpe no 7 de setembro de 2021, ele assina a carta de maneira sem precedentes com o lema integralista [“Deus, Pátria, Família - NR], o que nenhum presidente brasileiro fizera antes dele. 

Isso mostra, entre outras coisas, que está se constituindo um fascismo popular. Conhecemos a direita oligárquica, tradicional, o Temer, o Aécio. O Bolsonaro, entretanto, é outra coisa. Embora ele componha com a direita oligárquica em alguns momentos, seu eixo é outro. É o de uma direita popular, que não tem medo de ir para a rua, fazer mobilização, eles integram todas as dinâmicas de ruptura que tradicionalmente eram da esquerda, num momento em que a esquerda vai abrindo mão de todas as rupturas.

Por isso, é importante ter em mente: o desejo anti-institucional é muito forte num país em que as instituições não entregaram o que prometeram, porque a democracia brasileira não existiu até agora, porque os direitos são desconhecidos para quem vive nas periferias, para as pessoas negras, indígenas… Num país assim, não é possível entregar a bandeira anti-institucional para a direita, que é o que está acontecendo. Isso é um suicídio. É preciso que haja um contraponto da esquerda a essa ofensiva anti-institucional de Bolsonaro, para que este volte a ser um tema das esquerdas. 

É uma “lei política da física”, vamos dizer assim. Os extremos políticos fortes atraem, vão mudando o tabuleiro; e se você tem só um extremo forte, o tabuleiro pende para o lado dele. 

 

Discurso de superioridade intelectual e moral é inócuo

Na falta de um processo analítico efetivo, a esquerda está se contentando com um discurso de superioridade moral e intelectual que não faz absolutamente o menor sentido. Estrategicamente é muito ruim, desqualificar um inimigo que se mostrou muito mais resiliente do que muitos imaginavam: ouvimos um sem-número de vezes ao longo de quatro anos que “Bolsonaro acabou”, “Bolsonaro morreu” e ele está aí com 30% e deve subir. 

Ou seja, tivemos um problema grave de análise. E uma das razões parece ser essa, a de mobilizar um tipo de crença na nossa pretensa superioridade intelectual sem perceber que esse é um debate intelectual. Por exemplo: não é verdade que Bolsonaro queira destruir a cultura brasileira. O que ele quer é acabar com uma certa hegemonia cultural para impor outra e que há uma estratégia para isso.  Esse, por sinal, é um debate que atravessa o século 20 no Brasil. Pois o modernismo brasileiro tinha um eixo sombrio, que era o Plínio Salgado, que deu no integralismo. O que ignora-se é que isso veio do modernismo. 

Quanto ao tema da superioridade moral, é um debate inócuo. Esse discurso da civilização contra a barbárie é absolutamente inócuo. Em primeiro lugar, de onde tiramos tanta convicção na força redentora da civilização, quando na verdade o processo civilizatório é contraditório, ambivalente, produziu violências insustentáveis no país. Em segundo lugar, as barbáries que apontamos saíram desse mesmo processo civilizatório, foram produto dele. O fascismo que o Bolsonaro representa é um produto do processo civilizatório brasileiro, não veio de fora. Lembremos: um dos pilares do processo civilizatório nacional foi exatamente o genocídio dos povos indígenas. Então, creio, deveríamos politizar o debate em vez de adotar esse discurso. 

Creio que a esquerda precisa ter clareza de proposição para a sociedade brasileira. Eu voto no Lula no primeiro turno, sem entusiasmo, mas voto sim. Mas acho um equívoco Lula responder à Time, ao ser inquirido sobre o projeto econômico, que “vou ver depois da eleição”. Temos problemas estruturais que pedem propostas estruturais que precisam ir à mesa. O Brasil é um país onde até hoje há jornadas de trabalho de 44 horas semanais. Enquanto isso, há países com jornadas de 35 horas. Deveríamos estar discutindo isso, e como implementar a jornada de 35 horas, como política de qualidade de vida e geração de emprego em vez de gritar genericamente “Fora, Bolsonaro”.

 

Assista à entrevista no Fórum Café: