ELEIÇÕES 2022

Nova pesquisa confirma favoritismo de Lula em MG, um dos maiores colégios eleitorais do país

Nas duas vezes em que venceu em Minas Gerais, Lula ganhou o pleito nacional e se elegeu presidente

Lula em Juiz de Fora (MG).Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento sobre o cenário eleitoral em Minas Gerais divulgado pelo Paraná Pesquisa neste sábado (14) confirma que o ex-presidente Lula (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais entre os eleitores do estado. 

Segundo o estudo, Lula tem 41,6% das intenções de voto em MG, contra 33,8% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro entre o eleitorado mineiro, com 6,2% das intenções de voto. Ele é seguido por André Janones (Avante), com 2%, e João Doria (PSDB), com 1,3%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%. 

A nova pesquisa confirma o favoritismo de Lula no estado que já havia sido apontado pelo levantamento Genial/Quaest de sexta-feira (13), que havia mostrado o petista com 44% das intenções de voto e Bolsonaro com 28%. 

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais é considerado um estado chave para que um candidato vença as eleições. Em três eleições (1989, 1994 e 1998), Lula saiu derrotado entre os mineiros e perdeu o pleito a nível nacional. Quando teve maioria em MG, se elegeu e se reelegeu presidente (2002 e 2006). Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro também ganharam a eleição com maioria no estado (2010, 2014 e 2018).