ELEIÇÃO MINAS

Em Minas, Kalil assume liderança em pesquisa quando eleitor é informado sobre apoio de Lula

Prefeito de BH salta de 26,8% para 34,6% quando eleitor fica sabendo que ele pode ser o candidato de Lula

Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa presencial realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta uma reviravolta no cenário eleitoral para a disputa do governo do estado, quando os eleitores são informados sobre o apoio dos candidatos à Presidência da República para os postulantes ao Executivo estadual. 

O atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), que tem 46,8% das preferências e lidera com folga quando o eleitor não é informado sobre o apoio dos candidatos a presidente, cai para o segundo lugar, com 33,1%. O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), à liderança, com 34,6% das intenções de votos, contra 26,8% sem a informação do apoio de Lula. No caso de Zema, a informação é sobre o apoio do candidato a presidente de seu partido, o Novo - Felipe D’Avila.

Apoiado por Jair Bolsonaro, o jornalista Carlos Viana (PL) registra apenas 11,7% das intenções de voto - 5,4% quando não há informação sobre o apoio de Bolsonaro.

Veja a tabelas sem explicitação dos apoios::

E agora, a tabela com a explicitação dos apoios:

A pesquisa do Paraná Pesquisas ouviu de forma presencial  1.680 eleitores em 78 cidades de Minas Gerais entre os dias 8 e 13 de maio. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é MG - 04957/2022.