ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Sergio Moro não se conforma em ter o seu domicílio eleitoral questionado pela Justiça

Indignado, o ex-juiz, que foi considerado suspeito pelo STF, volta a insistir na errônea tese de que o ex-presidente Lula é um "condenado da Justiça"

VÍDEO: Sergio Moro não se conforma em ter o seu domicílio eleitoral questionado pela Justiça.Créditos: Marcos Oliveira/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) divulgou nesta terça-feira (17) um vídeo onde aparece indignado pelo fato de a Justiça Eleitoral questionar a validade de seu domicílio eleitoral. Na produção, Moro questiona: "é sério isso?". 

"Há todo momento surge um fato novo para tentar intimidar uma possível candidatura minha. A bola da vez é o meu domicílio eleitoral e de minha esposa. É sério que essa é a discussão?", questiona Moro. 

Sem dar explicações sobre o seu domicílio eleitoral que recentemente foi transferido para São Paulo e como prova foi dado o endereço de um hotel onde o ex-juiz se hospeda, Moro parte para o ataque contra Lula. "Enquanto tem condenado em três instâncias por corrupção, solto por aí e posando de candidato a salvador da pátria". 

Após insistir na errônea tese que o ex-presidente Lula seja um condenado, pois, se os julgamentos foram anulados, não há condenação, Moro retoma a estratégia discursiva que adotou desde que virou candidato a alguma coisa e faz uma lista de alguns feitos seus enquanto juiz. 

"Dizer que eu nunca fiz nada para o povo de São Paulo, isso é brincadeira de gente mal-intencionada. Mudar o domicílio eleitoral é o direito de qualquer brasileiro [...] já passa da hora de termos outro patamar de discussão", diz Moro, que finaliza o vídeo sem explicar as incongruências em torno do novo seu domicílio eleitoral. 

 

Justiça intima Moro a explicar mudança de domicílio eleitoral 

 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) intimou o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) a, no prazo máximo de 10 dias, explicar sua mudança de domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. Moro, que queria ser candidato à presidência, foi vetado pelo seu partido, o União Brasil, e deve concorrer ao Senado ou à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. 

O despacho do TRE, assinado pelo juiz eleitoral Dimitrios Zarvos Varellis, foi emitido nesta sexta-feira (29) no âmbito de uma ação apresentada pelo PT de São Paulo, por uma iniciativa do presidente do diretório municipal do partido na capital paulista, Laercio Ribeiro, e do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). 

"Entramos com recurso contra a transferência de domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro para garantir a lisura do pleito deste ano. Todo mundo sabe que o ex-juiz não é de São Paulo e nunca estabeleceu qualquer relação com São Paulo”, afirma Ribeiro. 

"Como estratégia, entramos com a ação no momento correto, no último minuto do prazo, e não é só com a ação, mas solicitando um conjunto de investigações que reforçam que São Paulo não é o domicílio do caixeiro viajante Moro", diz, por sua vez, Padilha. 


Na ação, o PT chama atenção para o fato de que, apesar da transferência de domicílio eleitoral ter ocorrido dentro do prazo, Moro não mora em São Paulo, mas sim no Paraná. Tanto é que o ex-juiz apresenta o endereço do Hotel Intercontinental como o seu domicílio paulista. 

A petição apresenta uma contradição: apesar de transferido o seu endereço eleitoral para São Paulo, as atividades profissionais de Moro ocorrem no Paraná. Dessa maneira, o ex-juiz não tem laços profissionais com o estado de São Paulo, o que é exigido pela lei eleitoral. 

 

Na mira da Procuradoria Eleitoral 


Em outra frente, a mudança de domicílio eleitoral de Moro também é alvo da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), que enviou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do estado uma notícia-crime sobre o fato. Ele declarou à Justiça Eleitoral mudança de domicílio para São Paulo com o objetivo de disputar o pleito eleitoral pelo estado. 

A legislação eleitoral exige que, para um candidato declarar novo domicílio eleitoral, ele deve morar no local há pelo menos três meses e comprovar vínculo com o estado em questão. 

A Procuradoria Eleitoral, no entanto, afirma que Moro, ao mudar o domicílio eleitoral para São Paulo sem comprovar vínculo com o estado, comete crime tipificado no código 289 do Código Eleitoral, que trata de "inscrever-se fraudulentamente eleitor”.

A notícia-crime enviada pela Procuradoria ao MPE veio a partir de uma denúncia protocolada pela empresária e ativista social Roberta Luchsinger, que apontou "oportunismo" do ex-juiz. 

"Moro não tem palavra, Moro não tem hábito de falar a verdade. Ele e sua esposa acham q estão acima da lei, mas não estão. Estou lutando muito para impedir que eles mais uma vez estuprem a lei", escreveu Roberta, em suas redes sociais.