UNIÃO

Casamento de Lula e Janja: cerimônia discreta e com características regionais

Esse é o terceiro casamento do ex-presidente, que será reservado a parentes e amigos próximos; local do evento ainda é mantido em segredo

Lula e JanjaCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Prestes a subir ao altar pela terceira vez, o ex-presidente Lula vai se casar com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, em São Paulo, nesta quarta-feira (18) a partir das 19h. O local do evento para cerca de 150 pessoas ainda é mantido em segredo, até mesmo para os convidados. No lugar do endereço está um QR Code, com a localização do local da festa.

A noite de núpcias ocorrerá no hotel Grand Mercure Ibirapuera, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.  O local também foi indicado pelo casal como hospedagem para os convidados que vivem fora de São Paulo. Na manhã de ontem, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) havia feito check-in. 


O padre


A cerimônia será celebrada pelo padre dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo-emérito de Blumenau, amigo há quase cinco décadas e que esteve ao lado de Lula nos principais momentos de sua vida.

"Eu sou amigo do Lula", confirmou ao portal Uol. "Nos conhecemos no tempo em que ele era metalúrgico, em São Bernardo, e eu era o bispo da pastoral do mundo do trabalho, aqui em São Paulo. Durante muitos anos nós cultivamos essa amizade", disse dom Angélico.

Ele garante que Lula vai se casar no religioso porque "é católico pra valer". A preocupação social de dom Angélico o aproximou de políticos de diversos cargos e matizes ideológicos, do petista Lula a Mário Covas, ex-governador de São Paulo e fundador do PSDB. Ele não se furta de revelar a deputados, prefeitos e presidentes opiniões sobre temas importantes.

Dom Angélico também se preocupa com as seguidas ameaças ao estado de direito no país. "Tenho rezado para que o Brasil continue sendo um país democrático e que haja respeito ao resultado das eleições. Essa é a primeira preocupação minha", define. O religioso deseja que os "protagonistas da campanha eleitoral deste ano deixem de lado ofensas, calúnias e mentiras".


A noiva


A noiva, que estará usando um vestido costurado pelas bordadeiras seridoenses do Rio Grande do Norte, com assinatura da estilista Helô Rocha é nascida em Vitória da União, no Paraná. Janja também é filiada ao PT desde 1983 e formada em sociologia pela Universidade Federal do Paraná. 

Ela já trabalhou na Itaipu Binacional por quase 15 anos e também atuou na Eletrobras, no Rio, após ter sido requisitada. Janja se aposentou em 2020.

Figura constante ao lado de Lula, Janja assumiu um papel de protagonismo ao longo da pré-campanha, pois antes de ser companheira ela é militante, tem opiniões e contribui com ideias nas reuniões das quais participa. 

Foi a socióloga que organizou, por exemplo, um encontro de Lula com mulheres em fevereiro. 

Ela também foi uma das idealizadoras de evento do Dia Nacional dos Direitos Animais realizado na Fundação Perseu Abramo.

Foi iniciativa de Janja em reeditar o jingle da campanha presidencial de 1989, que foi mostrado com um videoclipe no ato de lançamento da candidatura de Lula no último dia 7.

Durante a Vigília Lula Livre, montada em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba enquanto Lula esteve preso, Janja visitava o ex-presidente com frequência.

Ela também escrevia cartas diariamente a Lula (que estão guardadas) e, às vezes, preparava refeições que eram levadas ao petista. Foi em uma das visitas que eles teriam oficializado o relacionamento.

O noivo

Esse será o terceiro casamento do ex-presidente Lula. Ele também foi casado com Maria de Lourdes, que morreu em 1971, e com a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, morta em fevereiro de 2017.

O primeiro casamento de Lula com a tecelã Maria de Lourdes da Silva foi simples: "com batatinha, pão, sanduíche, bolo e guaraná", segundo trecho de reportagem do jornal Hoje em Dia. Em junho de 1971, Lourdes contraiu hepatite no oitavo mês de gravidez e precisou ser hospitalizada. Ela e o filho morreram durante uma cesárea de emergência, feita para tentar salvar a vida dos dois. 

Em 1974, ele teve a filha Lurian com a enfermeira Miriam Cordeiro, sua namorada na época. Porém, os dois não se casaram. 
Ainda em 1974, Lula se casou com Marisa Letícia Casa dos Santos, que na época ficou viúva porque seu marido foi assassinado a tiros em uma tentativa de assalto. Na época, ela estava grávida de seu primeiro filho, Marcos, que foi adotado por Lula.
Durante os 30 anos que ficaram juntos, tiveram três filhos: Fábio Luís (1975), Sandro Luís (1979), e Luís Cláudio (1985). Marisa morreu em fevereiro de 2017.

Com informações do Uol e Folha de S. Paulo

Temas