CARTÃO CORPORATIVO

Sentiu? Flávio Bolsonaro mente para justificar gasto milionário com cartão corporativo

O cartão, que Bolsonaro esbanja, é usado por autoridades governamentais para pagamentos de despesas eventuais de pequeno vulto

Flávio Bolsonaro.Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O senador Flávio Bolsonaro (PL) fez um tuíte nesta quarta-feira (18), em que defende os gastos exorbitantes do cartão do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), por conta da sua segurança pessoal.

O senador, no entanto, esqueceu de dizer que a segurança do presidente da República é feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e as despesas são pagas pelo Orçamento da União.

O cartão corporativo é usado por autoridades governamentais para pagamentos de despesas eventuais de pequeno vulto, chamadas despesas com suprimentos de fundos.

Despesas com suprimento de fundos somente podem ser realizadas nas seguintes condições:

a) atender a despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, não ultrapasse o limite estabelecido na Portaria MF nº 95/2002;
b) atender a despesas eventuais, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento;
c) quando a despesa deve ser feita em caráter sigiloso, conforme regulamento.

O filho do presidente justificou o uso do cartão por conta do atentado que o pai sofreu durante a campanha de 2018, em Juiz de Fora (MG): “Bolsonaro usa cartão corporativo para, principalmente, garantir a sua segurança. Um ex-militante do Psol tentou assassina-lo, o que eleva seu grau de risco de morte pois a chance de ele ser vítima novamente do ódio da esquerda é grande”.