TRANSFOBIA

VÍDEO: Deputado bolsonarista chama vereadora trans de “belzebu” e “aberração” no RJ

Benny Briolli (PSOL), parlamentar de Niterói, foi insultada violentamente em discurso selvagem do deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), o mesmo que quebrou a placa de Marielle

Deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) e vereadora Benny Briolli (PSOL), de Niterói.Créditos: Edição de imagens.
Escrito en POLÍTICA el

Definitivamente os marcos civilizatórios e o mínimo de respeito no ambiente político desapareceram no Brasil. Durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na terça-feira (17), o deputado estadual bolsonarista Rodrigo Amorim (PTB), o mesmo que quebrou a placa da vereadora Marielle Franco, metralhada por milicianos em 2018, insultou de forma violentíssima a parlamentar municipal de Niterói Benny Briolly (PSOL), que é mulher trans. Aos gritos, como um selvagem, o político de extrema-direita disparou gratuitamente palavras chocantes contra a representante de esquerda.

“Tem lá em Niterói um “boi zebu” (sic), que é uma aberração da natureza aquele ser que tá ali. Um vereador homem, pois nasceu com pênis e testículos, portanto é homem. Agora temos uma aberração do alfabeto inteiro designando o que eles chamam de gêneros. Gêneros aleatórios... Que eu sou do tempo que existiam homens, mulheres, bichas e sapatões... Esses soldados do mal, fedendo a enxofre que são (sic), o vereador homem de Niterói parece um belzebu, porque é uma aberração da natureza”, disse Amorim, aos berros e aparentando um ódio incontrolável.

O mandato da vereadora niteroiense revelou que ela já recebeu mais de 20 ameaças diretas contra sua vida e insultos dos mais variados tipos, como racistas, transfóbicos e religiosos. A assessoria da vereadora informa que está avaliando os vídeos e diz que tomará todas as medidas judiciais e institucionais cabíveis.

Histórico de xingamentos e ameaças

Esta não foi a primeira vez que Benny Briolly sofreu ataques e ameaças. Primeira vereadora trans eleita no Estado do Rio de Janeiro, a psolista foi insultada em março de 2021 pelo colega de Câmara Douglas Gomes (PTC), também bolsonarista, que foi ao microfone e a chamou de "vagabundo, moleque, seu merda e mentiroso" e, de acordo com a parlamentar, ainda teria tentado agredi-la fisicamente.

Em maio do mesmo ano, por conta de uma série de ameaças de morte recebidas, Benny Briolly precisou deixar o país, ficando meses no exterior. Ao retornar, foi novamente ameaçada, desta vez por uma mensagem que chegou ao seu e-mail institucional da Câmara de Niterói. “Já estou contando as balas”, dizia o texto intimidatório, o que fez com que Benny Briolly registrasse boletim de ocorrência numa delegacia da cidade e solicitasse escolta policial.

Veja a cena com os insultos proferidos por Rodrigo Amorim, deputado estadual fluminense de extrema-direita: