HUMANIDADE

Frio: Deputado pede liberação de metrô para abrigar moradores em situação de rua

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, Emidio de Souza, encaminhou ofício ao governador: “alento para quem já vive uma vida degradante”

Pessoas em situação de rua precisam de abrigo no frio.Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual Emidio de Souza (PT), encaminhou ofício ao governador Rodrigo Garcia (PSDB).

O parlamentar solicitou a liberação das estações de metrô para abrigar as pessoas em situação de rua, diante do frio intenso que atinge São Paulo.

“Solicito à V. Exa. que, a exemplo das providências tomadas no ano passado, abra as estações do metrô para acolher nossos irmãos sem-teto nas noites mais geladas do inverno”, diz um dos trechos do documento.

Em julho de 2021, o governo do estado realizou uma ação emergencial e abriu as estações do metrô durante a onda de frio.

No ofício, Emidio demonstra preocupação com a população sem-teto, que vem aumentando diante da crise econômica. Ele afirma, ainda, que a abertura das estações do metrô é um “alento para quem já vive uma vida degradante, agravada pelo frio intenso desta temporada”.

Parlamentar deseja que o governo estadual transforme a ação em política pública

O deputado pede, também, que o governo transforme em política pública estruturada a ação que abriga, nas estações do metrô, as pessoas em situação de rua nas noites de inverno.

A ideia é que sejam estabelecidos critérios, dotação orçamentária e infraestrutura necessária para melhor a situação dessa população.

“Que o Metrô de São Paulo, a exemplo de outros sistemas metroviários do mundo, possa abrigar a população sem-teto sempre que se fizer necessário, todos os anos durante o inverno. Esta não deve ser uma providência de caráter emergencial, apenas”, avalia Emidio.