ELEIÇÕES 2022

PT reafirma que vai de Freixo para o governo e Ceciliano para o Senado no RJ

Grupo de Trabalho Eleitoral do partido fez reunião para discutir cenário no estado; alguns petistas acreditam que a aliança somente com Freixo possa "estreitar" a campanha de Lula à presidência

André Ceciliano, Lula e Marcelo Freixo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Coordenado pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT fez reunião na última terça-feira (17) para discutir o cenário eleitoral no Rio de Janeiro e, após o encontro, decidiu reafirmar a aliança com Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do estado, e confirmar a pré-candidatura do deputado estadual André Ceciliano (PT) ao Senado na chapa. 

O encontro aconteceu em meio a um temor, por parte de alguns petistas, de que a aliança com Freixo possa prejudicar a candidatura de Lula (PT) à presidência, levando em consideração a alta taxa de rejeição ao deputado federal. O secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, por exemplo, afirmou em entrevista ao Estadão que "a candidatura do Freixo pode estar estreitando a campanha do Lula”. 

O partido já chegou a cogitar mais de um palanque para Lula no estado, visto que há outros candidatos ao governo simpáticos ao petista, como Felipe Santa Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT)

O GT Eleitoral do PT, no entanto, reafirma a aliança com Freixo, ao menos por hora. Confira a nota divulgada pelo grupo após a reunião de terça-feira. 

Em reunião realizada nesta terça-feira (17), o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT), ao avaliar o quadro eleitoral do Rio de Janeiro, bem como a importância do estado no panorama eleitoral nacional, resolve:

1. Ratificar a manutenção da aliança entre PT e PSB.

2. Confirmar as candidaturas de Marcelo Freixo, para o Governo do Estado, e a de André Ceciliano, para o Senado.

3. Solicitar ao PSB a validação do acordo nacional, que inclui a manutenção das referidas candidaturas. 

José Guimarães, vice-presidente nacional do PT e coordenador do GTE

Com apoio de Lula, Freixo vence castro no segundo turno, diz pesquisa

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (17) mostra que com o apoio de Lula (PT), Marcelo Freixo (PSB) vira o placar do primeiro turno e vence no segundo turno o atual governador Claudio Castro (PSC) e passa a liderar a disputa ao governo do Rio de Janeiro.

Com o apoio do petista - que está em situação de empate com Jair Bolsonaro (PL) no eleitorado fluminense -, Freixo marca 40% das intenções de votos no segundo turno, enquanto Castro tem 37% com o apoio do atual presidente.

Sem apoio, Freixo tem 27% - 3 pontos a menos que a pesquisa anterior, realizada em março. Já Castro tem desempenho melhor sem o seu nome atrelado a Bolsonaro  chegando a 38%, 4 pontos a mais do que no estudo anterior.

O levantamento mostra ainda que 36% dos eleitores do Rio poderiam mudar seu voto para voltar em um candidato apoiado por Lula. Por Bolsonaro, esse índice é de 35% e por Eduardo Paes (União) por 23%.