ELEIÇÕES 2022

Debate com Duvivier derruba popularidade de Ciro no Twitter, mostra Quaest

"No começo da semana, o percentual de menções positivas foi de 28%, após o debate, ele chegou a 19%", afirmou Felipe Nunes, da Quaest

Ciro Gomes.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Novos dados, agora divulgados por Felipe Nunes, da Quaest Consultoria e Pesquisa, revelam que Ciro Gomes (PDT) saiu perdendo do debate proposto por ele mesmo com o ator Gregório Duvivier, que aconteceu na noite desta sexta-feira (20).

Da mesma forma como o Data Fórum, a Quaest detectou que a estratégia fez com que Ciro furasse a bolha no Twitter. A média diária de menções ao nome do pedetista passou de 25 mil para quase 90 mil com o debate.

No entanto, como já revelado nos dados compilados pela plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum, a Quaest mostrou que o debate derrubou ainda mais as menções positivas sobre Ciro.

"O que Ciro não conseguiu fazer, no entanto, foi provocar uma mudança no sentimento digital das pessoas sobre ele. No começo da semana, o percentual de menções positivas foi de 28%, após o debate, ele chegou a 19%", afirmou Nunes.

Indecisos

Felipe Nunes ainda revelou os dados citados por Ciro. Segundo a pesquisa espontânea da Quaest - em que não são revelados os nomes dos candidatos - 45% dos eleitores se mostram indecisos.

"Para ajudar no debate, organizei um gráfico que mostra o percentual de indecisos nas pesquisas de opinião nesse mesmo momento da corrida eleitoral. Indecisos eram aproximadamente 43% em 2010, 40% em 14, 44% em 18 e agora são 45%. Não parece ter muita variação", escreveu.

Nunes ressaltou, no entanto, que apenas em 1994 e em 2018 o candidato que estava a frente das pesquisas em maio não venceu as eleições. "E isso só aconteceu porque FHC e Bolsonaro eram muito mais desconhecidos que Lula, respectivamente, em 1994 e em 2018".