ELEIÇÕES 2022

Rita von Hunty: crítica a Lula/Alckmin fez emergir na esquerda discurso de ódio bolsonarista

Em artigo, Rita von Hunty retoma críticas à chapa Lula e Alckmin: "que não chamemos de camarada ou companheiro quem, no passado, organizou as forças do Estado contra nós"

Rita Von Hunty.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Em artigo no site da Carta Capital, Rita von Hunty, drag queen vivida por Guilherme Terreri Lima Pereira, reacendeu o debate sobre as críticas que fez à chapa Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) que despertou reação em parte da militância de esquerda.

Segundo Rita, a crítica "fez emergir, de dentro do nosso campo de esquerda, um discurso de ódio que muito se assemelha às táticas e técnicas usadas pelo campo bolsonarista para deslegitimar, perseguir, atacar e massacrar quem critica o “mito” deles".

"Lula expressou, textualmente, que buscaria fazer uma campanha focada em amor e união, sem “tempo a perder odiando e brigando”, mas parte do ­eleitorado/militância­­ está desalinhada da proposta", afirma no texto.

Ela ainda retoma as críticas, principalmente à aliança com Alckmin, dizendo que "não há como organizar um governo “para todos” quando os interesses são antagônicos".

"Não há como construir um governo que atenda, simultaneamente, aos interesses do agronegócio e dos povos indígenas; dos latifundiários e da reforma agrária; da especulação imobiliária e das lutas por habitação e moradia".

O artigo ainda prega uma indagação "sobre o que uma frente tão ampla será capaz de produzir" e diz que "o desejo democrático radical não é o de que a classe trabalhadora esteja no orçamento, mas que ela seja a proponente, gestora e organizadora da política".

"Que não chamemos de camarada ou companheiro quem, no passado, organizou as forças do Estado contra nós. Superar o bolsonarismo passa por emancipar nossa classe, para que ela nunca mais compactue com o fascismo. Seguimos", conclui.

Leia o artigo na íntegra