ELEIÇÕES 2022

Lula, segundo Gleisi, na reunião com os 7 partidos de sua aliança: "Só falta o PDT"

Presidenta do PT transmitiu reação de Lula ao se reunir pela primeira vez com todos os presidentes de legendas que o apoiam

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em coletiva de imprensa após reunião entre os dirigentes dos 7 partidos que compõem a aliança em torno da pré-candidatura de Lula (PT) com Geraldo Alckmin (PSB) de vice à presidência, nesta segunda-feira (23), a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, afirmou que esse foi o primeiro encontro do ex-presidente petista com todos os representantes de legendas que o apoiam.

A parlamentar disse que, na reunião, Lula afirmou que "só faltava o PDT" quando comentou a aliança eleitoral inédita, desde o primeiro turno, entre os partidos em questão. 

"O presidente Lula fez questão de dizer que é a primeira vez que ele senta com o conjunto dos partidos que representam esse campo progressista, democrático, da esquerda e centro-esquerda, que em nenhuma outra eleição ele teve esse conjunto de partidos, e que só falta o PDT para compor esse campo totalmente", declarou Gleisi. 

O PDT, no entanto, tem reafirmado que manterá a candidatura de Ciro Gomes, que vem construindo sua pré-campanha, basicamente, com ataques a Jair Bolsonaro (PL) e Lula

Perguntada sobre chances de Lula vencer a eleição já no primeiro turno caso Ciro desista, Gleisi afirmou que tem "respeito com a candidatura alheia" e negou que exista pressão do PT para que o pedetista abra mão de concorrer.

"A gente respeita a legitimidade dos partidos. Obviamente gostaríamos de ter o PDT nesse campo. Mas respeitamos. Não sei se a candidatura do Ciro vai continuar até o fim ou não, isso cabe ao PDT e vamos respeitar", sentenciou.

A dirigente contou, ainda, que o grupo em torno de Lula busca atrair outras legendas e que há conversas com o PSD e MDB no âmbito dos estados, mas que seria difícil as legendas declararem apoio ao petista já no primeiro turno. Atualmente, compõem a aliança de apoio ao ex-presidente, além do PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, Rede, PV e PSOL 

Assista à íntegra da entrevista