DEMOCRACIA

Maioria da população brasileira rejeita a ditadura, diz pesquisa

Levantamento também mostra que, quanto mais jovem o entrevistado, mais apreço pela democracia

Maioria da população brasileira rejeita a ditadura, diz pesquisa.
Escrito en POLÍTICA el

Segundo levantamento feito pela Genial/Quaest, 6 entre 10 brasileiros consideram que a vida é melhor no regime democrático do que em um regime ditatorial. Apenas 17% dos entrevistados acreditam que a vida era melhor sob o regime militar. Outros 21% não souberam ou não quiseram responder.

 A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de maio e entrevistou 2 mil pessoas presencialmente. 

Jovens preferem democracia 

O levantamento também mostra que, quanto mais jovem o entrevistado, mais apreço pela democracia. Um entre dez eleitores com idade entre 16 e 24 anos acredita que a vida deve ter sido melhor no regime militar. 

Entre os eleitores com mais de 60 anos a porcentagem triplica entre aqueles que preferem uma vida em um regime militar. Nesta faixa etária, 30% dos entrevistados declararam-se com saudades da ditadura, contra 50% que se declararam democratas. 

Quando é feito o recorte por gênero, os homens revelam predileção pela ditadura: 20% das pessoas de sexo masculino acreditam que a vida é melhor na ditadura. Entre as mulheres, o índice é de 14%. 

Eleitores de Lula e Ciro rejeitam ditadura 

A pesquisa revela que os eleitores de Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) preferem viver em um regime democrático. Entre os lulistas, 67% expressaram o apreço pela democracia. Entre os ciristas, o percentual é de 67%. 

Na hoste bolsonarista, 50% declararam que preferem viver na democracia, enquanto um terço dos eleitores do presidente prefere o regime militar.

 

Com informações do UOL

Temas