FALA RACISTA

"Coisa de preto": Câmara de SP aprova processo e Camilo Cristófaro deve ser cassado por racismo

Vereador foi flagrado dizendo que "lavar calçada é coisa de preto"; processo de cassação foi aprovado por unanimidade

Vereador Camilo Cristófaro deve ser cassado por racismo.Créditos: André Bueno
Escrito en POLÍTICA el

O plenário da Câmara Municipal de São Paulo (SP) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (24), a abertura do processo de cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por racismo

No dia 3 de maio, Cristófaro foi flagrado, em plena sessão da CPI dos Aplicativos, dizendo que "lavar calçada é coisa de preto". O político aparentemente falava no celular, teve sua voz captada pelo sistema de áudio do plenário e fez ecoar, para indignação de todos que estavam presentes na Casa. "Olha só... Lavando a calçada, isso é coisa de preto", disparou na ocasião. 

A vereadora Luana Alves (PSOL), que quando a fala foi proferida interrompeu a sessão para denunciar seu teor racista, foi quem protocolou a representação pedindo a cassação de Cristófaro na Corregedoria da Câmara Municipal. 

"COISA DE PRETO É DERRUBAR RACISTAS! O Plenário da Câmara de SP acabou de APROVAR o meu pedido de abertura do processo de cassação do Vereador Camilo Cristófaro. A partir de agora o processo está iniciado. Vamos derrubar TODOS os racistas!", escreveu Luana, após a decisão dos vereadores, em suas redes sociais. 

“Foi um recado muito claro de que esta casa não tolera nem nunca irá tolerar qualquer ato de racismo”, declarou, por sua vez, o presidente da Casa, vereador Milton Leite (União Brasil)

Ao todo, foram 51 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção pela admissibilidade do processo, que agora voltará à Corregedoria, responsável por nomear um relator até a próxima sexta-feira (27).  

Manifestação

Durante a votação da admissibilidade do processo de cassação de Cristófaro, manifestantes realizaram um protesto na porta da Câmara Municipal pedindo punição ao vereador. 

Confira