ELEIÇÕES 2022

Doria desistiu de candidatura após ser abandonado por Rodrigo Garcia

O candidato ao governo de São Paulo elogiou a senadora Simone Tebet, indicada informalmente para ser o nome da coligação que une PSDB, MDB e Cidadania

Doria desistiu de candidatura após ser abandonado por Rodrigo Garcia.Créditos: Governo de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

O ex-governador de São Paulo João Doria decidiu por retirar a sua pré-candidatura à presidência da República após entrevista do atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), em que ele tece elogios a senadora Simone Tebet (MDB-MS). 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Rodrigo Garcia declarou que Tebet é "uma grande mulher" e que ela poderia se consolidar como uma candidata de consenso da terceira via. Além disso, Garcia também declarou que o seu candidato ao Palácio do Planalto "é a terceira via". 

"Sou candidato da minha história. E talvez um dos mais experientes dessa eleição em quantidade de mandatos consecutivos. Represento a minha história. Sou do PSDB. Fui vice do João Doria. Um é diferente do outro. Naturalmente vou me apresentar. O meu candidato a presidente é a terceira via. Simples assim", declarou. 

Diante das declarações de Rodrigo Garcia, João Doria entendeu que estava isolado e que não teria apoio suficiente para seguir adiante com a sua pré-candidatura. Posteriormente, Doria conversou com algumas pessoas e declarou que não valeria a pena gastar energia em uma disputa onde a sua derrota já estava anunciada.  

Antes de tornar pública a sua decisão, Doria jantou com Rodrigo Garcia e, segundo informações da Folha de S. Paulo, o encontrou entre os dois foi tranquilo. 

 

"Me retiro da disputa com o coração ferido"

 

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (23) que desistiu da candidatura à presidência.

Com 2% nas pesquisas de intenção de voto, o tucano vinha sendo pressionado pelo seu partido a abrir mão da disputa em nome da construção de um outro nome da chamada "terceira via", que deve ser o da senadora Simone Tebet (MDB-MS). 

"Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida, sou um homem que respeita o bom senso, diálogo e equilíbrio, e sempre seguirei buscando o consenso mesmo que seja contra minha vontade pessoal", declarou. 

Apático, Doria chegou a chorar durante seu discurso de desistência. "Me retiro da disputa com o coração ferido, mas a alma leve", disse ainda.