ELEIÇÕES 2022

Lula empata com Bolsonaro no MS, estado considerado reduto bolsonarista

O petista e o atual presidente estão empatados tecnicamente entre eleitores de um dos maiores polos do agronegócio brasileiro, segundo nova pesquisa

Jair Bolsonaro e Lula.Créditos: Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Apesar da grande quantidade de outdoors em apoio a Jair Bolsonaro (PL) espalhados por ruralistas no Mato Grosso do Sul, a diferença nas intenções de voto entre o atual presidente e Lula (PT) já não é tão grande no estado. Novo levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisas (IGP), divulgado nesta terça-feira (24), mostra que o mandatário e o petista estão empatados tecnicamente entre os eleitores sul-mato-grossenses. 

Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem tem 35,20% no estado, contra 31,40% de Lula. Como a margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o índice de ambos configura um empate técnico

Em terceiro lugar no MS aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), que é do estado, empatada tecnicamente com Ciro Gomes (PDT): a emedebista tem 4,80%, enquanto o pedetista soma 4,40%

Fecham a lista o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que desistiu da disputa, com 2,60%, e o deputado federal André Janones (Avante), que tem 1,40%. Votos em branco e nulos, somados aos indecisos e eleitores que não responderam totalizam 20,20%. 

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, isto é, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos eleitores, Bolsonaro e Lula também aparecem empatados tecnicamente entre os sul-mato-grossenses. O titular do Palácio do Planalto aparece com 27,2% e o ex-presidente com 23,40%. 

Simone Tebet, por sua vez, soma 2,2%, seguida por Ciro Gomes, com 1,8%, Doria, com 1,4% e pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil, com 1,2%. Janones fecha a lista com 0,60%.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisas (IPB) no Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 18 e 22 de maio com 2.500 entrevistas e está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado (MS-05517/2022). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.