RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Princesa da Bélgica vem ao Brasil e se reúne com Lula; Bolsonaro fica de fora

Integrante da família real do país europeu teve encontro a portas fechadas com o ex-presidente do Brasil. Atual mandatário, isolado internacionalmente, sequer foi notificado para qualquer tipo de contato

Princesa da Bélgica se encontra com Lula em SP.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A princesa Marie-Esméralda da Bélgica está de passagem pelo Brasil e visitou nesta terça-feira (24) o ex-presidente Lula, em sua casa, em São Paulo. A integrante da casa real belga, que é filha do falecido rei Leopoldo III e irmã de dois monarcas, do falecido rei Balduíno e o do rei Alberto II, que abdicou do trono em 2013 em favor de seu filho primogênito, o atual rei Filipe da Bélgica, reuniu-se a portas fechadas com o petista, na companhia de sua esposa Janja e do ex-chanceler Celso Amorim.

De acordo com a assessoria de Lula, o encontro entre o ex-chefe de Estado com a nobre europeia foi para discutir questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e causas sociais. O pré-candidato do PT à Presidência da República ainda concedeu uma entrevista a Marie-Esméralda, que constará num documentário que está sendo produzido por ela para uma rede de emissoras de TV da Europa.

Como Jair Bolsonaro e o staff presidencial sequer foram notificados para um encontro com integrante da família real belga, a Embaixada da Bélgica informou que a visita da princesa teve “caráter privado”, uma medida lida claramente pela diplomacia como uma tentativa de evitar embaraços.

No Brasil desde o último dia 13, Marie-Esméralda já foi a exposições fotográficas e se encontrou com organizações ligadas à área ambiental, sem, no entanto, manter qualquer contato com figuras e órgãos do Estado brasileiro, que atualmente figura como uma nação-paria na comunidade internacional por conta do comportamento bárbaro e incivilizado de Jair Bolsonaro e de parte de seu corpo diplomático.