ELEIÇÕES 2022

PSB lança ex-ministro de Lula para disputar governo de Minas com Kalil

Com a candidatura de Saraiva Felipe, PT e PSB estarão em palanques opostos em Minas Gerais, pelo menos até o primeiro turno.

Saraiva FelipeCréditos: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A aliança nacional do PT com o PSB não deve ser replicada em Minas Gerais, pelo menos no primeiro turno.  Isso porque, a sigla resolveu indicar o ex-ministro da saúde do governo Lula (PT) e ex-deputado federal, Saraiva Felipe (PSB) para a disputa ao Governo de Minas.  A escolha foi oficializada em evento na noite dessa segunda-feira (23) na sede do PSB em Belo Horizonte.

"Reconstrução das políticas públicas em Minas, para impactar de maneira efetiva a vida de toda a população já que, no atual governo, a classe média e as pessoas mais pobres foram esquecidas", disse o pré-candidato.

Com a candidatura de Saraiva Felipe, PT e PSB estarão em palanques opostos em Minas Gerais, pelo menos até o primeiro turno. No âmbito nacional as duas siglas seguem juntas na chapa presidencial  Lula (PT) - Alckmin (PSB). 

PT com Kalil

Na semana passada, PT e PSD chegaram a um acordo para aliança eleitoral no estado e, desta maneira, o pré-candidato ao governo do estado Alexandre Kalil, que é ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), terá o apoio oficial dos petistas e do ex-presidente Lula (PT). 

O acordo foi costurado pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que prevê que o PT indique o candidato a vice para compor a chapa com Kalil.  O acordo foi ratificado pelo próprio Alexandre Kalil, pelo Twitter. A parceria, inclusive, já tem jingle de campanha.

São Paulo a definir

Em São Paulo, as últimas semanas têm sido de conversas intensas entre dirigentes do PT e do PSB.  As discussões ocorrem em torno da possibilidade de os socialistas indicarem o vice e o candidato ao Senado na chapa de Fernando Haddad (PT), que sairia para o governo do estado. Para tal, o ex-governador Márcio França (PSB) teria que abrir mão de sua candidatura e seria ele próprio o candidato ao Senado apoiado pelo PT.

Há, no entanto, resistências dentro do PT, porque geraria reação dos outros parceiros da aliança, especialmente o PSOL. 

Em entrevista ao Fórum Café no início de maio, Haddad afirmou que uma chapa com França na disputa ao governo de São Paulo é "improvável, mas possível".

Atualmente, compõem a aliança de apoio ao ex-presidente Lula, além do PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, Rede, PV e PSOL