INDIGNADO

Tiririca retira candidatura após PL dar seu n° para Eduardo Bolsonaro: “Covardia”

Humorista, que já foi o mais votado do país, com 1,3 milhão de votos, e que em 2018 recebeu 445 mil votos, afirma que foi traído pela direção da legenda tomada pelo clã presidencial

Eduardo Bolsonaro e Tiririca.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O comediante e deputado federal Tiririca (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (24) que não será candidato à reeleição no pleito deste ano. O motivo foi o fato da direção do Partido Liberal, sigla da qual faz parte há 12 anos, desde quando ainda era Partido da República (PR), ter dado o número de candidato dele (2222) ao também deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República. O clã tem um histórico de absoluta infidelidade partidária e pelas siglas que passa se apossa do controle o político, exatamente o que ocorre agora com o PL.

“Foi uma covardia o que fizeram. Estou muito chateado e me sinto desrespeitado. Já decidi que não sairei candidato neste ano. Depois de ter feito tanto pelo partido, me sinto traído porque esperaram o fim da janela partidária para que eu não pudesse migrar para outro partido. Lamento muito essa falta de ética”, desabafou Tiririca ao portal g1.

O cearense que ficou famoso em todo país nos anos 90 cantando a música “Florentina de Jesus” já foi o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos em 2010. Embora seu desempenho viesse caindo nos últimos pleitos, em 2018 Tiririca teve 455 mil votos, o que mostra que sua saída da disputa de outubro representa uma forte perda de eleitores para o PL.

“O meu número é uma marca superdivulgada e associada a mim. Apesar de alguns colegas dizerem que número não elege parlamentar, eu me pergunto por que não deram então outro número para o filho do presidente da República?”, questionou o parlamentar.

Orientado a judicializar a questão e deixar que o TRE resolva a disputa, Tiririca afirmou que chegou a pensar na hipótese, mas descartou em respeito a seus eleitores. Ele deixou claro também que a ida de Bolsonaro para o PL, para disputar um novo mandato presidencial, também o deixou desconfortável, inclusive por não ter votado no extremista.

“Me disseram que eu poderia garantir na Justiça meu número, mas achei melhor não. Se o partido fez esse gesto, não vou criar briga em respeito às pessoas que votaram em mim. Não votei em Bolsonaro em 2018 e não votaria agora”, disse o conhecido palhaço.

Agora, Tiririca afirma pensar na retomada integral de sua carreira artística, uma ideia que já vinha amadurecendo havia algum tempo, e não descartou um retorno daqui a quatro anos.

“A partir de 1 de janeiro de 2023 vou retomar a minha carreira de humorista integralmente. Se daqui quatro anos eu tiver cabeça para voltar, eu volto num outro partido. Por hora estou de cabeça tranquila e certo da minha decisão”, concluiu o parlamentar.