DERROTA DO GOVERNO

Conselho da Petrobras contraria Bolsonaro e breca troca imediata de presidente

Indicado por Bolsonaro, Caio Paes de Andrade será submetido ao “processo de governança interna” e não deverá assumir antes de julho, caso seja aprovado

Caio Paes de Andrade terá de esperar para assumir o cargo.Créditos: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL) não deve ter gostado nada da decisão do Conselho de Administração da Petrobras, que brecou, nesta quarta-feira (25), por maioria, a troca imediata do presidente da empresa.

O Ministério de Minas e Energia havia anunciado, nesta segunda (23), a demissão de José Mauro Ferreira Coelho, depois de apenas 40 dias no cargo. O novo presidente da empresa, escolha feita por Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, seria Caio Paes de Andrade.

Porém, o Conselho de Administração determinou que o nome do indicado será submetido ao “processo de governança interna”, ou seja, terá de tramitar no Comitê de Pessoas da Petrobras, de acordo com o blog de Ana Flor, no G1.

Como o governo Bolsonaro não encaminhou os nomes dos indicados para os outros cargos da Petrobras a que tem direito, o Conselho se reunirá para convocar a Assembleia Geral apenas quando estes nomes forem apresentados.

Antes de julho, o novo presidente da Petrobras não poderá assumir o cargo

O detalhe é que entre a convocação e a realização da assembleia é preciso um intervalo de 30 dias. Com isso, antes de julho, o novo presidente da Petrobras não terá condições de assumir o cargo.

Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.