AGORA VAI?

Vetado do sonho presidencial, Moro anuncia pré-candidatura ao Senado

Réu na justiça sob acusação de prejuízos à Petrobras, ex-juiz quer se candidatar ao Senado por São Paulo enquanto ações questionam sua mudança de domicílio eleitoral

Sergio Moro.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), quase dois meses após ser "retirado" da disputa presidencial por seu partido, anunciou nesta quarta-feira (25) que é pré-candidato ao Senado pelo estado de São Paulo. 

"Estou no União Brasil, construindo meu espaço, e hoje estou como pré-candidato ao Senado aqui em São Paulo, isso depende ainda de eu tomar uma decisão definitiva quanto a isso e o próprio partido. Mas em princípio a posição é essa", afirmou em entrevista a Daniela Lima, da CNN Brasil. 

Moro já havia dado sinalizações sobre a pré-candidatura na terça-feira (24), quando comentou pesquisa Real Time Big Data divulgada no mesmo dia. "Agradeço ao povo paulista pelos 20% de intenções de voto para mim ao Senado Federal, na pesquisa da Real Big Data de ontem. Seria uma honra representar esse Estado", escreveu. 

Em novembro de 2021, Moro se filiou ao Podemos e passou a se apresentar como pré-candidato à presidência da República. Em março deste ano, no entanto, migrou para o União Brasil e a legenda vetou sua candidatura ao Palácio do Planalto, lhe dando como opções Senado ou Câmara dos Deputados. 

Réu, suspeito e parcial, Moro ainda é alvo de ação por mudança de domicílio eleitoral 

Menos de um mês após ter sua parcialidade e suspeição atestada pelo Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) nos processos conduzidos contra Lula (PT), o ex-chefe da operação Lava Jato virou réu em uma ação popular que o acusa de prejuízos financeiros, políticos e morais ao patrimônio público nacional, em especial à Petrobras. 

A ação, protocolada em abril por parlamentares do PT, foi aceita pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais, da 2ª Vara Federal Cível de Brasília, nesta terça-feira (24). Os petistas pedem reparação, por parte do ex-juiz, por prejuízos à economia brasileira causados pelo desmonte da Petrobras imposto pela operação Lava Jato. 

Além disso, o ex-magistrado ainda é alvo de representações na Justiça Eleitoral por ter mudado seu domicílio eleitoral para São Paulo para se candidatar no pleito deste ano. Apesar da transferência de domicílio ter ocorrido dentro do prazo, Moro não mora em São Paulo, mas sim no Paraná. Tanto é que o ex-juiz apresenta o endereço do Hotel Intercontinental como o seu domicílio paulista. A lei exige que o candidato tenha vínculos profissionais e políticos com seu domicílio, o que não é o caso do ex-juiz. 

Nesta terça-feira (24), no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável a Moro no âmbito de uma dessas representações.