ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula sobe 8 pontos na pesquisa espontânea, quando nome do candidato não é citado

Lula teve 38% contra 22% de Bolsonaro. Em março, o petista havia alcançado 30% das intenções de voto, enquanto o atual presidente estava com 23%

Lula cresceu em pesquisa Datafolha.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Não foi só na pesquisa estimulada que o ex-presidente Lula (PT) avançou, de acordo com o levantamento Datafolha, divulgado na noite desta sexta-feira (26).

Na pesquisa espontâneo, aquela em que os nomes dos candidatos não são mencionados, o petista também cresceu em relação a Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado.

Lula atingiu 38% na pesquisa desta quinta, contra 22% de Bolsonaro. Em março, Lula havia alcançado 30% das intenções de voto nesta modalidade, enquanto Bolsonaro tinha registrado 23%.

Ou seja, Lula cresceu 8 pontos percentuais na espontânea, enquanto Bolsonaro caiu um ponto.

O percentual do ex-presidente é o melhor desde o início da atual série histórica do Datafolha, em maio de 2021.

Entre os outros candidatos, 2% dos entrevistados mencionaram espontaneamente o nome de Ciro Gomes (PDT), enquanto 1% citou Simone Tebet (MDB).

Número de indecisos confirma disputa entre Lula e Bolsonaro

O índice de indecisos na pesquisa espontânea ratifica que a disputa está concentrada entre Lula e Bolsonaro: por enquanto, 29% ainda não decidiram em quem votar, menor índice até o momento em levantamentos do Datafolha. Em março, eram 32%.

A pesquisa ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades do país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.