ELEIÇÕES 2022

Lula bate 54% nos votos válidos e venceria já no 1° turno, mostra Datafolha

Ex-presidente abre grande vantagem sobre o atual. Nos votos totais, Lula marcou 48%, contra 27% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece em 3°, com 7% na primeira pesquisa do instituto sem o nome de Doria (PSDB)

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite desta quinta-feira (26) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) atingiu 54% dos votos válidos entre os eleitores ouvidos pelo instituto, o que lhe garantiria a vitória na corrida presidencial já no primeiro turno. Nos votos totais, o petista obteve 48% das intenções de voto, contra 27% de Jair Bolsonaro, o que mostra uma ampla vantagem de 21% do antigo mandatário.

Ciro Gomes (PDT) aparece em 3° lugar, com 7% dos votos, à frente de um pelotão de dez candidatos que não atingem mais do que 2% da preferência do eleitorado. A pesquisa é a primeira que mostra uma vitória de Lula no primeiro turno fora da margem de erro, o que representa um sinal claro de ascensão do líder de esquerda no cenário que definirá o próximo presidente do país. O levantamento é o primeiro também sem o nome de João Doria (PSDB), que desistiu da candidatura na última semana.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre quarta (25) e quinta-feira (26), ouvindo 2.556 eleitores acima de 16 anos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.