ELEIÇÕES 2022

Lula lidera disputa presidencial com 41%, diz pesquisa ModalMais/Futura

Estudo mostra que disputa eleitoral segue estável e com Lula na liderança em todos os cenários

Lula Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A Pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta quinta-feira (26), mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial com 41% das intenções de voto para o primeiro turno.  Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição pelo PL, mantém os 35%. 

O levantamento aponta que os percentuais dos dois pré-candidatos não variaram em relação a abril.

Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 5,6%. A pesquisa também capturou o percentual de votos do ex-governador João Doria (PSDB) dias antes dele renunciar à pré-candidatura à Presidência da república, com 2,5%.

Já a senadora Simone Tebet (MDB) aparece atrás do deputado federal André Janones (Avante-MG), com 0,9%.  Janones, por sua vez, teve 2,4%. 

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar que já teve o nome ventilado com um possível candidato da terceira via, não registrou nenhuma intenção de voto. Brancos e nulos registraram 5,6%. Não sabem ou não responderam com 5,2%.

Na versão espontânea, Lula também a liderança com 37,6% e em seguida, Jair Bolsonaro com 34,4%. Ciro Gomes surge em terceiro lugar com 2,2% das intenções de votos.  João Doria, André Janones, Simone Tebet e Luciano Bivar não chegaram à casa de 1% nas intenções de voto. Brancos e nulos registram 5,4%. Não sabem ou não responderam com 18,1%.

Em um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente petista levaria a disputa com 49% das intenções de votos. Jair Bolsonaro ficaria em segundo lugar com 40,8%. Brancos e nulos registraram 7,4%, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam com 2,8%.

A pesquisa foi feita pela Futura Inteligência, sob encomenda do Banco Modal S/A, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-05658/2022. Foram feitas 2.000 entrevistas por telefone, entre os dias 16 e 19 de maio, usando critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais de sexo, idade e estado de moradia. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a confiabilidade é de 95%.