ELEIÇÕES 2022

Lula ligou para FHC após desistência de João Doria

PT mantém contatos com figuras ligadas ao tucanato para ter um apoio histórico do PSDB ainda no primeiro turno. Campanha de Lula também quer mudanças nos debates eleitorais.

FHC e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Lula (PT) parece estar disposto a ampliar cada dia mais a frente para derrotar Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno das eleições e tem procurado até mesmo adversários históricos para entrar na aliança.

Segundo informações de Kennedy Alencar no portal Uol, Lula teria ligado para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) após João Doria (PSDB) anunciar a desistência da disputa ao Planalto. "Poderia pavimentar o caminho para a adesão de tucanos históricos no primeiro turno", diz o jornalista.

Ainda na seara tucana, PT já teria sinalizado contato com o ex-governador José Serra (PSDB) via Aloysio Nunes Ferreira, que já anunciou que vai pedir votos para a chapa Lula e Geraldo Alckmin, hoje no PSB.

Outros nomes ligados ao tucanato que já estão conversando com a campanha de Lula são os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende.

Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real.

Debates

Em sua coluna no Uol, Kennedy Alencar afirma ainda que o PT está conversando com veículos de comunicação da mídia liberal para propor a realização de apenas três debates no primeiro turno, em esquema semelhante ao que já é feito nos EUA.

Lula já teria sido convidado para 11 debates, número inviável diante do curto período de campanha eleitoral. O principal impasse seria o debate na Globo, realizado na antevéspera da eleição.

Segundo Alencar, a sigla quer uma mudança que permita aos debates ter, na prática, uma repercussão eleitoral mais longa.