EFEITO DATAFOLHA

Em desespero, Bolsonaro apela e diz que Fachin “soltou Lula para ser presidente”

Bolsonaro foi mais além e afirmou que o ministro, que hoje comanda o TSE, “foi militante de esquerda e advogado do MST”

Bolsonaro acusou o golpe.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL), definitivamente, acusou o golpe após a divulgação da pesquisa Datafolha, nesta quinta (26), apontando que o ex-presidente Lula (PT) tem chances reais de ganhar a eleição no primeiro turno.

Em sua live semanal, que excepcionalmente ocorreu nesta sexta-feira (27), o presidente atacou raivosamente o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro recorreu ao fato de que Fachin, em 2021, anulou todas as condenações de Lula no âmbito da Operação Lava Jato e destilou seu ódio.

“Ele [Fachin] botou o Lula para fora. Agora, botou para fora só para vê-lo livre? Ele [Lula], segundo o Supremo, é elegível, disputa as eleições. A gente entende do lado de cá que ninguém vai botar o cara para fora com condenações grandes em três instâncias simplesmente para ficar passeando por aí com a sua namorada, noiva e agora jovem esposa (em referência a Janja). Colocou para fora, no meu modesto entendimento, para ser presidente da República”, disse Bolsonaro, em seu delírio.

“E deixo claro: quem é atualmente o presidente do Tribunal Superior Eleitoral? É o senhor Edson Fachin. A conclusão fica para vocês, para vocês entenderem qual é o terreno que estamos pisando, qual é o interesse em regulamentar as mídias tradicionais, bem como as mídias sociais”, afirmou.

Não satisfeito, Bolsonaro declarou, ainda, que Fachin “foi militante de esquerda, advogado do MST”, o que já foi desmentido pelo próprio ministro.

“A gente sabe a vida pregressa dele, foi um militante de esquerda, advogado do MST, isso é verdade, não é fake news. Temos até vídeo dele falando isso aí”, disse.

Lula: “Bolsonaro não dormiu depois do resultado da pesquisa”

O ex-presidente Lula percebeu que a pesquisa Datafolha deixou Bolsonaro em desespero. Durante encontro com lideranças de movimentos sociais, nesta sexta, ele ironizou.

O Bolsonaro não dormiu depois do resultado da pesquisa. Ele deve ter pensado: ‘que desgraça que esse Lula tem que a gente inventa fake news e não adianta nada”, afirmou o ex-presidente.