ELEIÇÕES 2022

Marcos Coimbra: chances de Lula vencer no primeiro turno aumentam na média das pesquisas

Sociólogo fez uma média dos levantamentos das pesquisas mais recentes, separadas pelas presenciais e remotas

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O sociólogo do Instituto Vox Populi Marcos Coimbra apresentou com exclusividade no Fórum Café desta sexta-feira (27) um agregado de diversas pesquisas, incluindo o levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira (26), apontando que aumentou a chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer no primeiro turno.

Coimbra diferenciou os levantamentos feitos de maneira presencial dos que foram realizados pelo telefone. No voto estimulado presencial médio, Lula venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno com 47% contra 28%. Os dois são seguidos pelos votos nulos, com 10%. Logo após os nulos, vem Ciro Gomes (PDT), com 7%, enquanto outros candidatos somados ficam com 7%.

No próximo quadro, o levantamento apresenta a mesma soma apenas com os votos válidos. Lula venceria já no primeiro turno, com 53%, enquanto Bolsonaro fica com 31%. Ciro tem 8% e os outros candidatos juntos 8% também.

Levantamento remoto

Já na média dos levantamentos remotos, ou seja, feitos pelo telefone, Lula também vence na simulação de primeiro turno, com 42%, enquanto Bolsonaro fica com 33%. Os que votam nulo são 11% enquanto Ciro Gomes tem 7% e os outros todos somados também.

Nos votos válidos da média dos levantamentos remotos, Lula fica com 47% enquanto Bolsonaro tem 37%. Ciro tem 8%, o mesmo dos outros candidatos somados.

Decisão antecipada

Marcos Coimbra destacou no programa Fórum Café, nesta sexta-feira (27), que o quadro parece estar próximo de se consolidar. “Desde o final de abril nós vemos uma tendência nítida que o eleitor está antecipando. Uma parcela crescente, que já passou dos 75% e está indo pra 80%, já está decidida”, afirmou. “Essa taxa de decisão, a essas alturas, é uma das medidas mais relevantes pra imaginar o que vai acontecer na urna. Isso significa que, para uma parcela muito grande dos entrevistados, a eleição já está decidida”, concluiu.

Assista ao Fórum Café:

Veja abaixo o levantamento completo:

 

Archivos adjuntos