ELEIÇÕES 2022

Ameaças golpistas de Bolsonaro devem ser levadas a sério por 54%, diz Datafolha

Jovens que não viveram a ditadura militar são os que mais acham que os ataques à democracia do presidente não devem ser ignorados

Jair Bolsonaro ameaça novamente as eleições.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

A maioria, ou seja, 56% dos entrevistados, consideram que devem ser levadas a sério as ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), com ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de acordo com recorte da pesquisa Datafolha.

Por outro lado, 36% dos entrevistados acha que as afirmações do mandatário não terão consequências, e 8% não sabem opinar.

Jovens são maioria

Entre os jovens de 16 a 24 anos, que nasceram após a redemocratização do Brasil e correspondem a 14% da amostra da pesquisa, a avaliação de que as ameaças precisam ser levadas a sério chega a 67%, ante 26% que minimizam sua gravidade; 8% nessa faixa etária não opinaram.

Já na parcela com 60 anos ou mais, as posições são mais equilibradas: 46% veem necessidade de reação, 45% acham que não haverá maiores efeitos e 9% não sabem.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, na quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

Com informações da Folha