ELEIÇÕES 2022

Gleisi Hoffmann sobre Datafolha: “o eleitor está querendo antecipar o resultado”

Presidente do PT falou ainda sobre Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, teto de gastos entre outros assuntos

Lula e Gleisi Hoffmann.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, comentou os resultados da pesquisa Datafolha, que dá vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, com 54% dos votos válidos.

Para ela, o levantamento indica que o eleitor quer “antecipar o resultado” e resolver a disputa logo no primeiro turno. “O eleitor está querendo antecipar o resultado. As pessoas querem decidir logo, porque isso tem a ver com a vida delas. Nós tivemos um estudo que mostra uma consolidação muito grande de votos, de mais de 70% tanto em Lula como em Bolsonaro. Mostra uma vontade do eleitor de decidir logo. É uma eleição polarizada, são dois campos distintos, e as pessoas querem resolver”, disse.

Ciro e Alckmin

Sobre as críticas de Ciro Gomes a Lula e ao PT, Gleisi afirmou que “não é o Ciro que define a polarização. É o que o eleitorado está sentindo, está vendo dois campos nítidos. Sobre [Ciro] ser linha auxiliar do Bolsonaro, nós nunca falamos isso. Agora, que a militância do Bolsonaro tem utilizado o Ciro para tentar atingir o Lula, isso tem”.

Já sobre a participação de Geraldo Alckmin na campanha, a presidente do PT que ele “simboliza esse movimento de ampliação que estamos fazendo. É uma liderança importante no cenário político, e queremos que ele tenha um papel ativo na campanha em todas as áreas. Consideramos muito a sua opinião e seus posicionamentos”. Para ela, o ex-governador “vai ser interlocutor com os setores que ele quiser e com que ele achar que pode ajudar. Ele tem experiência para isso e tem caminhada para decidir”.

Teto de Gastos

Já sobre o teto de gastos, Gleisi garantiu que “austericídio fiscal nós não teremos. Para tirar o país da crise, vamos precisar que o Estado entre firme em investimentos e programas sociais. Já temos uma posição dentro do PT de sermos contrários ao teto de gastos.

Ela disse ainda acreditar que “o Congresso não vai se negar a tomar medidas emergenciais para tirar o Brasil da crise. Se o presidente Lula está se propondo a governar esse país, é para fazer diferente do que está sendo feito agora”.

Com informações da Folha