RACISMO

ÁUDIO: “Lavar calçada é coisa preto”, diz vereador de SP durante sessão

Vereador paulistano Camilo Cristófaro (PSB) falava no celular e áudio foi captado pelo sistema de som da Câmara Municipal. Luana Alves, parlamentar do PSOL, disse que abrirá representação na Corregedoria da Casa

Vereador paulistano Camilo Cristófaro.Créditos: Câmara Municipal de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

Uma frase racista irrompeu na Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta terça-feira (3) durante uma sessão da CPI dos Aplicativos. O vereador Camilo Cristófaro (PSB), que aparentemente falava no celular, teve sua voz captada pelo sistema de áudio do plenário e fez ecoar, para indignação de todos que estavam presentes na Casa, uma afirmação profundamente preconceituosa.

“Olha só... Lavando a calçada, isso é coisa de preto”, falou Cristófaro, para espanto dos colegas e funcionários da Câmara.

O presidente da CPI, que encaminhava a sessão, Adilson Amadeu (União Brasil), ainda tentou fazer com que o episódio passasse batido, mas a vereadora Luana Alves (PSOL), que estava sentada ao seu lado, fez protestos veementes e não permitiu que o áudio fosse desligado, conforme orientou Amadeu.

“Não vai desligar, não! Não desliga, não... Porque acabou de ficar gravado. Acabou de ficar registrado. Nós vamos suspender os trabalhos por cinco minutos”, disse Luana rapidamente, sem dar chances para que o fato grotesco passasse sem que uma providência fosse tomada.

A parlamentar de esquerda informou que abrirá uma representação na Corregedoria do Legislativo municipal para que a conduta de Cristófaro seja apurada, classificando a atitude do colega como “extremamente racista”. Quem também se posicionou sobre o lamentável episódio foi Elaine Mineiro, vereadora que encabeça o Mandato Coletivo Quilombo Periférico do PSOL, afirmando que “tomará as ações necessárias para que a atitude racista do vereador não fique impune”.

Ouça a gravação: