ELEIÇÕES 2022

Gleisi: “Lula será o ministro da Economia de seu governo”

Presidenta do PT diz que ministro da Economia ou Fazenda “será um auxiliar de Lula e não um chancelador” e que não haverá “posto Ipiranga”

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), concedeu entrevista ao Fórum Café desta terça-feira (3) e afirmou que “Lula será o ministro da Economia de seu governo”, que será do ex-presidente a condução da política econômica e das grandes decisões e que seu ministro da Economia ou da Fazenda “será um auxiliar de Lula e não um chancelador”. A presidente do PT assegurou que “o ministro não será alguém para ‘conter’ Lula, como se fosse alguém para ‘suavizar’ Lula, pois ele é que comandará a economia”.

Ela salientou que ao contrário de Bolsonaro, Lula entende de economia, da gestão do Estado e de políticas públicas. “Lula não precisa de um posto Ipiranga e nem haverá um novo Palocci” (referência a Antonio Palocci, que foi ministro da Fazenda entre 2003 e 2006, no primeiro governo Lula).

A presidenta do PT afirmou que as especulações sobre eventuais nomes de futuros ministros são despropositadas e que os líderes do partido, quando escalados para falar sobre os diferentes temas de governo, têm autoridade para tanto, pois expressam as posições da legenda, mas isso não significa uma sinalização de futuros cargos no governo. A afirmação de Gleisi Hoffmann foi em resposta a uma reportagem do Valor Econômico, segundo a qual Lula estaria “testando” líderes do partido em interlocução com banqueiros e empresários para ocuparem eventualmente o cargo de ministro da Economia em seu provável futuro governo. “Toda hora aparece uma conversa dessas”, disse a presidenta do PT. Na reportagem do jornal, o deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT-SP) participaria nessa condição, de “balão de ensaio” em encontros recentes. Padilha esteve em um almoço em Washington, no dia 22 de abril, “em painel organizado pela XP Investimentos, durante a semana de eventos do Fundo Monetário Internacional (FMI)", segundo o Valor Econômico e, depois, dia 29, num evento promovido pelo Banco Itaú/BBA.

Assista ao Fórum Café desta terça-feira: