ELEIÇÕES 2022

Paraná Pesquisas: Lula é líder disparado em Alagoas com quase o dobro de Bolsonaro

Atual presidente aparece bem atrás do petista. Entre as mulheres, radical de extrema direita aparece com apenas 21%, o que mostra sua rejeição entre as eleitoras no Estado

Créditos: Presidência da República / Ricardo Stukert
Escrito en POLÍTICA el

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em Alagoas, divulgada nesta terça-feira (3), mostrou que o ex-presidente Lula (PT) está muito à frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto no Estado. Segundo os dados do levantamento, 51,1% dos alagoanos pretendem votar no petista em outubro, enquanto 27,5% escolheram o nome do atual ocupante do Palácio do Planalto. A análise mostra ainda o nome do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em 3° lugar, com 4,6% da preferência do eleitorado.

Depois de quase três anos e meio de um mandato recheado de atitudes e falas machistas e misóginas, Bolsonaro parece começar a colher uma elevada rejeição entre as mulheres. Como já vem ocorrendo em vários estados, a intenção de voto do eleitorado feminino no ultradireitista em Alagoas também atingiu um patamar baixíssimo: 21,3%.

Outro recorte relevante do levantamento do Paraná Pesquisas é sobre a aprovação do governo de Jair Bolsonaro. Para 47,2% dos alagoanos, a gestão dele é ruim ou péssima, enquanto 55,6% dizem reprová-la, contra 40,1% que afirmam aprovar a administração de extrema direita.

A pesquisa, que ouviu presencialmente 1510 eleitores acima de 16 anos em 33 municípios de Alagoas entre os dias 27 de abril e 2 de maio, retrata também uma supremacia absoluta de Lula naquele Estado nordestino, uma vez que o ex-presidente está à frente em todos os segmentos sociais, seja na classificação por gênero, idade, escolaridade ou renda.