VOTO ÚTIL

Pesquisa FSB/BTG: 55% dos eleitores de Ciro dizem que podem mudar o voto

Dado mostra potencial de migração do voto útil Levantamento mostra ainda que 50% consideram governo ruim ou péssimo e 60% desaprovam o jeito de Bolsonaro governar o país.

Ciro Gomes e Caetano Veloso, seu eleitor em 2018 que declarou voto em Lula.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa FSB encomendada pelo Banco BTG/Pactual, que mostra vitória de Lula (PT) no primeiro turno, revela que 55% dos eleitores que declaram voto em Ciro Gomes (PDT) podem mudar de opção até as eleições.

O dado mostra o potencial do chamado "voto útil", quando o eleitor vota em um dos candidatos para evitar que o outro ganhe. Na disputa, polarizada entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), o petista herdaria a maioria dos votos de Ciro, segundo previsões de Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi.

Entre os eleitores de Lula e Bolsonaro o potencial de mudança de votos é de 20%, segundo levantamento da FSB. 

Rejeição

A pesquisa mostra ainda que 50% dos brasileiros consideram o governo Jair Bolsonaro ruim ou péssimo. Outros 20% classificam como "regular". Apenas 29% acham o governo ótimo ou bom.

Os que desaprovam a forma de Bolsonaro governar o país são 60% dos entrevistados e os que aprovam somam 35% - 3% dizem não se importar com isso e 2% não responderam.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022.