ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula é preferido por mulheres enquanto homens ricos querem Bolsonaro

Eleitorado feminino de todas as classes sociais prefere Lula, tem aversão a Bolsonaro e pode decidir a eleição

Lula com Mulheres.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre maior resistência entre o eleitorado feminino de todas as classes sociais, segundo a última pesquisa Datafolha. Homens são o grosso de sua base.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por outro lado, possui vantagem entre as mulheres independentemente de faixa social. Além disso, tem preferência mais robusta entre os mais pobres de ambos os gêneros. Homens ricos, contudo, tendem a se distanciar do petista.

O resultado, de acordo com a Folha, vem do cruzamento dos dados de gênero e renda familiar colhidos no levantamento feito pelo instituto na quarta (25) e quinta-feira (26) da semana passada.

Lula chega a marcar no eleitorado feminino 49%, ante 23% do atual mandatário, que se esforça para conquistar esse público.

A intenção de voto em Bolsonaro entre as mulheres, em todas as rendas, é sempre numericamente inferior à registrada entre os homens, tanto na pesquisa espontânea (quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados) quanto nas estimuladas de primeiro e segundo turno.

Taxa de rejeição

No cômputo geral do Datafolha, Lula é rejeitado por 33% e Bolsonaro, por 54%.

Homens que rejeitam o petista são mais frequentes à medida que o rendimento avança (23%, 44% e 56%, indo dos mais pobres para os mais ricos). Entre as mulheres, os percentuais também crescem (25%, 37% e 41%, respectivamente), mas sem alcançar o nível da rejeição masculina.

A rejeição de Bolsonaro entre as mulheres é alta em todas as classes sociais, com 60%, 56% e 56% respectivamente. Já a rejeição do público masculino decresce à medida que o entrevistado é mais rico. Despenca de 59% entre quem tem renda de até dois salários para 43% entre os de cinco salários ou mais.

Registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022, a pesquisa foi contratada pela Folha e ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país.

Com informações da Folha